sábado, 30 de novembro de 2019

O município de Aracoiaba elege novo prefeito em eleição suplementar neste domingo (1º)

Neste domingo (01-12-2019), a população do município de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, vai às urnas para mais uma eleição suplementar a ser realizada no Estado. 
É o último dos oito municípios cearenses que tiveram prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2016 e afastados do cargo com mandatos cassados a realizar um novo pleito. Thiago Campelo (PDT) e Wellington Oliveira (PL), o Edim da Bill, disputarão a preferência de 22.988 eleitores que estão aptos a votar. 
O candidato Thiago Campelo representa a coligação “Unidos para reconstruir Aracoiaba”, que reúne PDT, PP, PT e PSDB e traz Selma Maria Bezerra Gomes como vice. Já Wellington Oliveira é o candidato da coligação “Um novo tempo vai começar”, com PL, PSC e PSD. José Wilson Dantas da Silva é o vice.
Esta será a quarta eleição suplementar realizada no Ceará só em 2019, após Cascavel, em maio, Tianguá e Irauçuba, ambas em outubro, convocarem seus eleitores fora do período convencional em meio a turbulências no Poder Executivo dos municípios.
No ano passado, Umari, Frecheirinha, Santana do Cariri e Croatá também fizeram o mesmo. A comparação com os eleitos em 2012 mostra um crescimento do cenário de instabilidade dos municípios. Apenas Araripe e Meruoca tiveram seus prefeitos substituídos naquele período.
Desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou, em setembro, a liminar que mantinha Antônio Cláudio Pinheiro como prefeito de Aracoiaba, o município vem sendo conduzido pelo ex-presidente da Câmara, Helder Paz, que dá apoio à candidatura de Thiago Campelo. Já Wellington Oliveira, o Edim da Bill, é filho de Maria Valmira Silva de Oliveira, a Dona Bill, mãe do cantor Wesley Safadão e ex-vice-prefeita que renunciou ao cargo em dezembro de 2018, enquanto era mantida no poder por força da liminar derrubada há dois meses.
Antônio Cláudio e Dona Bill tiveram os diplomas cassados, ficando inelegíveis por oito anos, em 30 de agosto do ano passado, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016. De acordo com a decisão do TRE-CE, “houve sim o abuso de poder político e econômico, mediante a doação de veículos (ambulâncias) para a comunidade com as divulgações sabidamente inverídicas de que eram provenientes de recursos próprios da vice-prefeita reeleita com o aval do atual prefeito, com o propósito de captar votos”. 
O município realizaria eleição suplementar em outubro do ano passado, mas o pleito foi suspenso após o ministro Jorge Mussi, do TSE, determinar que Antônio Cláudio e Dona Bill fossem reconduzidos ao cargo até que fosse julgada uma ação cautelar que apontava ausência de quórum completo na sessão que os cassou.
Reta final - Com o afastamento definitivo do prefeito, a nova eleição foi marcada há pouco mais de dois meses. O pouco tempo de campanha se encerra hoje às 22h, prazo final para que os candidatos realizem atos como distribuição de material gráfico, carreatas e caminhadas. A eleição em será comandada pela juíza Cynthia Pereira Petri Feitosa, da 67ª Zona Eleitoral, com o apoio do promotor eleitoral Antônio Forte de Souza Júnior e do chefe de cartório Samuel Apoliano Sobreira.
Aracoiaba tem 85 seções, que contarão com o trabalho de 340 mesários. O município contará com reforço de segurança para garantir a normalidade do pleito. O efetivo total é de 78 policiais militares, cinco policiais federais e dois bombeiros militares.
Novas eleições suplementares - Além de Aracoiaba, outros sete municípios brasileiros vão às urnas para eleições suplementares neste domingo. Lajeado (TO), Japorã (MS), Ibitiúra de Minas (MG), Bofete (SP), São Francisco (SE), Ceará-Mirim (RN) e Alto do Rodrigues (RN) também definirão novos prefeitos e vices, após os eleitos em 2016 terem sofrido cassação dos mandatos ou diplomas, ou ainda indeferimento do registro de candidatura. Os vencedores exercerão o mandato até 31 de dezembro de 2020, mas terão menos de um ano para consolidar votos até as eleições de 4 de outubro.
*** Informações com DIÁRIO DO NORDESTE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket