quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Aposentada paga promessa com banquete para cachorros e dança forró em festa com animais no Ceará

Considerado um dos protetores dos animais, São Lázaro é sempre lembrado com festa no município de Granja, no interior do Ceará, onde uma ex-agricultora promove, há 10 anos, um banquete para cachorros seguido de forró dos animais com os respectivos donos.
A tradição começou quando a agricultora aposentada Maria Terezinha de Paula, conhecida como dona Cota, descobriu ter câncer no útero e fez uma promessa para São Lázaro, em prol da cura. Após alcançar a graça, ela se comprometeu a fazer uma festa anual para os animais da região, seguindo os ritos atribuídos ao santo.
“Todo ano ela chama sete famílias com cachorros para a casa dela e dá comida a esses animais. Depois tem a dança dos cachorros, em que cada família dança sete músicas com os bichinhos", explica a professora Antônia Magalhães, vizinha de dona Cota.
Antônia conta, ainda, que o baquete preparado serve não apenas os animais, mas todos que vão à festa. “Vem muita gente, de Granja e de toda a região, ela recebe todo mundo”, completa.
Devoção - Além de São Lázaro, dona Cota é devota de São Francisco de Assis e, no mês de outubro, promove um leilão de porcos e galinhas para arrecadar fundos, posteriormente doados para o município de Canindé, também no Ceará, onde existe um santuário. “Ela freta uma van e vai deixar tudo o que arrecada, levando várias pessoas de graça”, conta a vizinha. “Tudo o que ela tem, ela divide”.
Este ano, a festa de dona Cota foi registrada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) Gilmar de Carvalho. Em seu perfil pessoal, em uma rede social, o professor registrou trechos da festa, como o momento do banquete e a inusitada dança, embalada por forró pé de serra.
*** Informações com G1-CE
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores