terça-feira, 9 de outubro de 2018

Política em Família: 14 parentes de políticos do Ceará conseguem cargos de deputado estadual ou federal

O Poder Legislativo no Ceará, tanto estadual como federal, terá novos integrantes oriundos de famílias tradicionais na política. Alguns dos herdeiros – filhos, cônjuges ou parentes de políticos com mandatos – conseguiram com folga uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (AL-CE) ou na Câmara dos Deputados.
O Tribuna do Ceará apurou a existência de pelo menos 14 parlamentares, dentre os 22 eleitos ou reeleitos na Câmara dos Deputados e os 46 na Assembleia Legislativa, com parentes políticos.
O filho do presidente da AL-CE, Zezinho Albuquerque (PDT), AJ Albuquerque (PP), foi um dos mais votados para a Câmara dos Deputados, com 132.319 votos. O pai foi reeleito para a AL.
Outro novato na Câmara, filho de político tradicional, é Pedro Bezerra (PTB). O pai, o ex-deputado federal Arnon Bezerra (PTB), é um dos recordistas de mandato na Câmara, com 21 anos no cargo. Ele foi eleito prefeito de Juazeiro do Norte em 2016.
No Legislativo Estadual, foi eleito o filho da ex-deputada Mirian Sobreira, que desistiu da disputa. Marcos Sobreira Filho (PDT) conquistou a vaga com 67.012 votos.
Há casos também de dobradinha familiar. A reeleita deputada estadual Dra. Silvana (PSDB) elegeu o marido, Dr. Jaziel (PR), deputado federal. Jaziel já havia sido deputado estadual.
A ex-prefeita de Tauá Patrícia Aguiar, mãe do reeleito deputado federal Domingos Neto e esposa do ex-vice-governador Domingos Filho, conquistou mandato para a AL-CE. A deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB) terá o pai, Roberto Pessoa (PSDB), ex-prefeito de Maracanaú, na Câmara.
Alguns herdeiros não tiveram desempenho suficiente para garantir a transferência de votos. O vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan (DEM), que foi o deputado federal mais votado em 2014, não conseguiu eleger o filho, Mosiah do Moroni (PDT).
Veja como se saíram os herdeiros políticos no Ceará:
Eleitos:
** AJ Albuquerque (PP)Filho do presidente da AL-CE, reeleito em 2018, Zezinho Albuquerque (PDT. Cargo: deputado federal. Votos: 312.319
** Pedro Bezerra (PTB)Filho do ex-deputado federal e atual prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB). Cargo: deputado federal. Votos: 119.030.
**Eduardo Bismarck (PDT)Filho do ex-secretário do Turismo do Ceará e prefeito de Aracati, Bismarck Maia (PDT). Cargo: deputado federal. Votos: 87.009.
** Dr. Jaziel (PR)Esposo da deputada estadual reeleita Dra. Silvana (PSDB). Cargo: deputado federal. Votos: 65.300. 
** Fernando Santana (PT)Concunhado do governador reeleito, Camilo Santana (PT). Cargo: deputado estadual. Votos: 95.665.
** Érika Amorim (PSD)Esposa do ex-deputado estadual e prefeito de Caucaia, Naumi Amori (PSD). Cargo: deputada estadual. Votos: 86.320.
** Guilherme Landim (PDT)Ex-prefeito de Brejo Santo e filho do ex-deputado estadual, falecido em 2015, Wellington Landim. Cargo: deputado estadual. Votos: 83.215.
** Marcos Sobreira (PDT)Filho da ex-deputada estadual Miriam Sobreira (PDT). Cargo: deputado estadual. Votos: 67.012
** Patricia Aguiar (PSD)Esposa do ex-vice-governador Domingos Filho (PSD) e mãe do deputado federal reeleito Domingos Neto (PSD). Cargo: deputada estadual. Votos: 60.270.
Herdeiros que já têm mandato e foram reeleitos
** Bruno Pedrosa (PP)Filho do ex-deputado estadual Vanderley Pedrosa. Cargo: deputado estadual. Votos: 48.927.
** Bruno Gonçalves (Patri)Filho do prefeito do Eusébio Acilon Gonçalves (PEN). Cargo: deputado estadual. Votos: 82.515.
** Danniel Oliveira (MDB)Sobrinho do senador que não conseguiu se reeleger, Eunício Oliveira (MDB). Cargo: deputado estadual. Votos: 81.395.
** Aderlânia Noronha (SD)Esposa do deputado federal reeleito Genecias Noronha (SD). Cargo: deputada estadual. Votos: 66.053.
** Fernanda Pessoa (PSDB)Filha do ex-deputado federal e ex-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa (PSDB), eleito deputado federal em 2018. Cargo: deputada estadual. Votos: 58.275.
Não se elegeram:
** Mosiah do Moroni (PDT)Filho do ex-deputado federal e vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan. Cargo: deputado federal. Votos: 53.420.
** Pollyana Macedo (PP)Esposa do deputado federal Macedão (PP), que não disputou a reeleição. Cargo: deputada federal. Votos: 42.750.
*** Informações com Tribuna do Ceará
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores