terça-feira, 9 de outubro de 2018

Política em Família: 14 parentes de políticos do Ceará conseguem cargos de deputado estadual ou federal

O Poder Legislativo no Ceará, tanto estadual como federal, terá novos integrantes oriundos de famílias tradicionais na política. Alguns dos herdeiros – filhos, cônjuges ou parentes de políticos com mandatos – conseguiram com folga uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (AL-CE) ou na Câmara dos Deputados.
O Tribuna do Ceará apurou a existência de pelo menos 14 parlamentares, dentre os 22 eleitos ou reeleitos na Câmara dos Deputados e os 46 na Assembleia Legislativa, com parentes políticos.
O filho do presidente da AL-CE, Zezinho Albuquerque (PDT), AJ Albuquerque (PP), foi um dos mais votados para a Câmara dos Deputados, com 132.319 votos. O pai foi reeleito para a AL.
Outro novato na Câmara, filho de político tradicional, é Pedro Bezerra (PTB). O pai, o ex-deputado federal Arnon Bezerra (PTB), é um dos recordistas de mandato na Câmara, com 21 anos no cargo. Ele foi eleito prefeito de Juazeiro do Norte em 2016.
No Legislativo Estadual, foi eleito o filho da ex-deputada Mirian Sobreira, que desistiu da disputa. Marcos Sobreira Filho (PDT) conquistou a vaga com 67.012 votos.
Há casos também de dobradinha familiar. A reeleita deputada estadual Dra. Silvana (PSDB) elegeu o marido, Dr. Jaziel (PR), deputado federal. Jaziel já havia sido deputado estadual.
A ex-prefeita de Tauá Patrícia Aguiar, mãe do reeleito deputado federal Domingos Neto e esposa do ex-vice-governador Domingos Filho, conquistou mandato para a AL-CE. A deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB) terá o pai, Roberto Pessoa (PSDB), ex-prefeito de Maracanaú, na Câmara.
Alguns herdeiros não tiveram desempenho suficiente para garantir a transferência de votos. O vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan (DEM), que foi o deputado federal mais votado em 2014, não conseguiu eleger o filho, Mosiah do Moroni (PDT).
Veja como se saíram os herdeiros políticos no Ceará:
Eleitos:
** AJ Albuquerque (PP)Filho do presidente da AL-CE, reeleito em 2018, Zezinho Albuquerque (PDT. Cargo: deputado federal. Votos: 312.319
** Pedro Bezerra (PTB)Filho do ex-deputado federal e atual prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB). Cargo: deputado federal. Votos: 119.030.
**Eduardo Bismarck (PDT)Filho do ex-secretário do Turismo do Ceará e prefeito de Aracati, Bismarck Maia (PDT). Cargo: deputado federal. Votos: 87.009.
** Dr. Jaziel (PR)Esposo da deputada estadual reeleita Dra. Silvana (PSDB). Cargo: deputado federal. Votos: 65.300. 
** Fernando Santana (PT)Concunhado do governador reeleito, Camilo Santana (PT). Cargo: deputado estadual. Votos: 95.665.
** Érika Amorim (PSD)Esposa do ex-deputado estadual e prefeito de Caucaia, Naumi Amori (PSD). Cargo: deputada estadual. Votos: 86.320.
** Guilherme Landim (PDT)Ex-prefeito de Brejo Santo e filho do ex-deputado estadual, falecido em 2015, Wellington Landim. Cargo: deputado estadual. Votos: 83.215.
** Marcos Sobreira (PDT)Filho da ex-deputada estadual Miriam Sobreira (PDT). Cargo: deputado estadual. Votos: 67.012
** Patricia Aguiar (PSD)Esposa do ex-vice-governador Domingos Filho (PSD) e mãe do deputado federal reeleito Domingos Neto (PSD). Cargo: deputada estadual. Votos: 60.270.
Herdeiros que já têm mandato e foram reeleitos
** Bruno Pedrosa (PP)Filho do ex-deputado estadual Vanderley Pedrosa. Cargo: deputado estadual. Votos: 48.927.
** Bruno Gonçalves (Patri)Filho do prefeito do Eusébio Acilon Gonçalves (PEN). Cargo: deputado estadual. Votos: 82.515.
** Danniel Oliveira (MDB)Sobrinho do senador que não conseguiu se reeleger, Eunício Oliveira (MDB). Cargo: deputado estadual. Votos: 81.395.
** Aderlânia Noronha (SD)Esposa do deputado federal reeleito Genecias Noronha (SD). Cargo: deputada estadual. Votos: 66.053.
** Fernanda Pessoa (PSDB)Filha do ex-deputado federal e ex-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa (PSDB), eleito deputado federal em 2018. Cargo: deputada estadual. Votos: 58.275.
Não se elegeram:
** Mosiah do Moroni (PDT)Filho do ex-deputado federal e vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan. Cargo: deputado federal. Votos: 53.420.
** Pollyana Macedo (PP)Esposa do deputado federal Macedão (PP), que não disputou a reeleição. Cargo: deputada federal. Votos: 42.750.
*** Informações com Tribuna do Ceará
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket