domingo, 14 de outubro de 2018

Alerta: Depressão e ansiedade podem afetar a saúde reprodutiva de homens e mulheres

Muita gente não sabe, mas depressão e ansiedade estão muitas vezes associadas à infertilidade e podem afetar a saúde reprodutiva de homens e mulheres. O médico especialista em medicina reprodutiva Daniel Diógenes comenta o assunto, em entrevista à Rádio Tribuna Band News FM.
“Todos os quadros relacionados às doenças ou aos problemas psicológicos ou psiquiátricos têm potencial sobre a fertilidade tanto do homem quanto da mulher. Esses quadros são difíceis de mensurar, mas têm que ser tratados de uma forma direta e objetiva”, disse o médico.
Para o médico, a depressão é um caso de saúde pública. “É uma das doenças mais prevalentes do século XXI. Junto com a depressão, o diabetes, doenças cardiovasculares, têm aumentado muito de incidências, e são as principais causas de transtornos para homens e mulheres e também causas de morte. Então, sem dúvida nenhuma a depressão é sub-diagnosticada, pouco tratada, não é muito levada a sério por nós mesmos. Existe um preconceito muito grande em se buscar tratamento, mas te digo que é um dos problemas maiores de saúde do século XXI”, explicou.
A depressão é responsável pela morte de pelo menos 800 mil pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, sendo o suicídio a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, são 32 pessoas mortas pela doença por dia, taxa superior à das vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer.
Por conta do tabu, o problema acaba sendo tratado de forma silenciosa. O médico alerta para a importância de se falar no assunto. Para casais que pretendem engravidar, o tema precisa ser tratado com mais atenção. “Precisamos olhar com mais carinho para esses problemas relacionados ao psicológico”, alertou o especialista. O estresse e a ansiedade ocasionadas pela doença levam a menor produção de óvulos e espermatozoides, além de embriões de qualidade inferior, dificultando as tentativas naturais.
*** Informações com Tribuna do Ceará
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores