quinta-feira, 30 de agosto de 2018

UFC convoca voluntários para testes de vacina contra a dengue

A Universidade Federal do Ceará (UFC) está convocando voluntários para participarem dos testes da vacina contra a dengue realizados no Ceará. São disponibilizadas 153 vagas para crianças de 2 a 6 anos e o processo de imunização ocorrerá até dezembro deste ano. O medicamento, desenvolvido pelo Instituto Butantan, vem passando por testes no Estado desde julho de 2016. Ao todo, 1.177 pessoas com idade entre 2 e 60 anos já foram imunizadas. 
O Núcleo de Medicina Tropical da UFC é um dos 14 centros de pesquisa brasileiros a integrarem os experimentos. A etapa atual é a última fase de testes, que deve acompanhar as pessoas vacinadas por cinco anos. A segunda fase, realizada em São Paulo e nos Estados Unidos, revelou eficácia de 85% para os quatro sorotipos do vírus da dengue. 
Segundo o médico e professor Ivo Castelo Branco, coordenador do Núcleo, os voluntários recebem uma dose da vacina e são acompanhados com visitas periódicas ao longo de cinco anos. Somente depois desse período, será possível avaliar resultados. Castelo Branco afirma que a expectativa é que a eficácia obtida na segunda fase de testes se confirme, possibilitando a distribuição em larga escala da imunização. 
"Existe a probabilidade de a vacina estar disponível nos próximo quatro, cinco anos. Como alguns adultos já foram vacinados, vão completar os cinco anos de observação antes, então a liberação também pode acontecer antes", afirma o médico.
Ivo Castelo Branco explica que a vacina produzida pelo Instituto Butantan tem potencial para superar os resultados da desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi-Pasteur, liberada para comercialização no Brasil desde 2016. Conforme o médico, além de gratuito, o medicamento brasileiro tem potencial para gerar maior eficácia do que o francês e oferecer proteção contra todos os sorotipos conhecidos da doença. 
A vacina francesa atingiu apenas 60% de eficiência e só pode ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos que já tiveram dengue. "Além disso, a vacina do Instituto Butatan é uma dose só. A pessoa não precisa tomar múltiplas injeções para ter uma proteção boa", explica o professor da UFC.
InformaçõesDe acordo com o médico, para inscreverem crianças no experimento, pais e responsáveis devem agendar visita ao Núcleo de Medicina Tropical pelos telefones (85) 3023-4323 ou (85) 3366-8252. No dia da vacinação, os pais deverão levar seus RGs, além da certidão de nascimento e cartão de vacinação das crianças. O núcleo disponibiliza ajuda de custo para transporte e lanche. 
*** Informações com Jornal Diário do Nordeste
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores