quarta-feira, 29 de agosto de 2018

PM e CGD irão investigar policiais que aparecem em vídeo praticando tortura em Fortaleza. Assista

A Polícia Militar do Ceará (PM-CE) e a Controladoria Geral de Disciplina (CGD) vão investigar a prática de tortura cometida por homens com fardas da Força Tática e da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães). A denúncia surgiu a partir de vídeo que começou a circular nas redes sociais na tarde desta terça-feira, 28. O caso aconteceu nesta terça-feira, 28, no bairro Bela Vista, em Fortaleza.
No vídeo, de 1 minuto e 21 segundos, um suposto policial segura a vítima, um adolescente de 15 anos, enquanto o outro faz a prática do afogamento simulado (totura na qual a água despejada sobre o pano na face inunda os pulmões e a vítima sufoca lentamente). O terceiro observa o crime de perto e outros dois aparecem no entorno.
A vítima agita as pernas desesperadamente para tentar se livrar da situação. As imagens se encerram, no entanto, com o rapaz imóvel, ainda com um dos supostos agentes por cima dele com o rosto coberto por balaclava. Os demais estão armados.
Por meio de nota, o Comando da PM respondeu que tomou conhecimento do vídeo e adotará medidas. "A Corporação não compactua com atos de violência nem que afrontam a dignidade humana", diz um trecho do comunicado.
Paralelamente, a CGD, em nota, afirma que já determinou a instauração de procedimento disciplinar para a devida apuração dos fatos.
A Defensoria Pública do Estado informou que acompanha o caso. "A tortura é inaceitável. Entendemos que a situação tem que ser apurada e verificada. Constatando-se, através da investigações, que ocorreu a tortura, as responsabilidades devem ser verificadas caso a caso. A Defensoria confia na apuração por parte da CGD e na atuação do Ministério Público neste caso", diz Emerson Castelo Branco, supervisor do Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp). 
*** Informações com Jornal O Povo
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores