quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Aconteceu nesta quarta (08), 20ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu.

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (08-08-2018) a 20ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu na sede da APA, localizada na Rua São Vicente, S/N, Bairro Alto dos Quatorze, em Ipu, região noroeste do Estado do Ceará.
A reunião teve como pauta principal a apresentação da nova gestora, "Orientadora de Célula da APA da Bica do Ipu", Sra. Tatianna  Ângelo.
Fizeram-se presentes o atual Conselhor Gestor da APA da Bica; além da Coordenadora da COBIO - Coordenadoria de Biodiversidade, Sra. Dóris Day Santos Silva; o Gestor do Parque Estadual das Carnaúbas, Sr. João Rafael Muniz Silva (membro da SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O Sr. João Rafael fez uma breve apresentação dos últimos relatórios da PREVINA, incêndios ocorridos em novembro, dezembro de 2017, e janeiro de 2018.
O Programa PREVINA, do Governo do Ceará, iniciado em 2004, tem como objetivo a gestão sustentável do meio ambiente estadual principalmente no que diz respeito à sua área agricultável com relação à utilização de queimadas antes do cultivo da terra e a ocorrência de incêndios florestais, levando à adoção de alternativas menos degradantes e mais conservacionistas do que as queimadas e à prevenção e combate aos incêndios florestais.
O segundo semestre do ano é a época de maior incidência de queimadas e incêndios florestais no Estado do Ceará. Os últimos meses do ano principalmente outubro, novembro e dezembro são os que apresentam o maior número de queimadas e incêndios florestais devido, em geral, às condições superficiais favoráveis (baixa umidade do solo e do ar, vegetação seca, alta temperatura do solo e do ar, etc.) e graças ao uso intensivo das queimadas na preparação das terras para os cultivos agrícolas. Os incêndios florestais, por sua vez, podem provir de queimadas descontroladas ou outras causas.
O PREVINA é constituído de um Comitê Estadual cuja coordenação é feita pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM, de uma Secretaria Executiva exercida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, de um Comitê Gestor composto por vários membros, e de uma Sala de Situação, na FUNCEME, responsável pelo monitoramento, por satélites meteorológicos, de focos de calor que podem representar possíveis queimadas ou incêndios florestais ao longo do território cearense, e das condições meteorológicas à superfície que facilitam a ocorrência e a propagação do fogo na vegetação. O PREVINA conta, ainda, com a ajuda de importantes parceiros tais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e os Bombeiros, dentre outros.
No final da reunião ficou acordado que serão discutidas as atividades a serem realizadas pela gestão da unidade nos meses seguintes no próximo encontro do Conselho Gestor.
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket