quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Aconteceu nesta quarta (08), 20ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu.

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (08-08-2018) a 20ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu na sede da APA, localizada na Rua São Vicente, S/N, Bairro Alto dos Quatorze, em Ipu, região noroeste do Estado do Ceará.
A reunião teve como pauta principal a apresentação da nova gestora, "Orientadora de Célula da APA da Bica do Ipu", Sra. Tatianna  Ângelo.
Fizeram-se presentes o atual Conselhor Gestor da APA da Bica; além da Coordenadora da COBIO - Coordenadoria de Biodiversidade, Sra. Dóris Day Santos Silva; o Gestor do Parque Estadual das Carnaúbas, Sr. João Rafael Muniz Silva (membro da SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O Sr. João Rafael fez uma breve apresentação dos últimos relatórios da PREVINA, incêndios ocorridos em novembro, dezembro de 2017, e janeiro de 2018.
O Programa PREVINA, do Governo do Ceará, iniciado em 2004, tem como objetivo a gestão sustentável do meio ambiente estadual principalmente no que diz respeito à sua área agricultável com relação à utilização de queimadas antes do cultivo da terra e a ocorrência de incêndios florestais, levando à adoção de alternativas menos degradantes e mais conservacionistas do que as queimadas e à prevenção e combate aos incêndios florestais.
O segundo semestre do ano é a época de maior incidência de queimadas e incêndios florestais no Estado do Ceará. Os últimos meses do ano principalmente outubro, novembro e dezembro são os que apresentam o maior número de queimadas e incêndios florestais devido, em geral, às condições superficiais favoráveis (baixa umidade do solo e do ar, vegetação seca, alta temperatura do solo e do ar, etc.) e graças ao uso intensivo das queimadas na preparação das terras para os cultivos agrícolas. Os incêndios florestais, por sua vez, podem provir de queimadas descontroladas ou outras causas.
O PREVINA é constituído de um Comitê Estadual cuja coordenação é feita pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM, de uma Secretaria Executiva exercida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, de um Comitê Gestor composto por vários membros, e de uma Sala de Situação, na FUNCEME, responsável pelo monitoramento, por satélites meteorológicos, de focos de calor que podem representar possíveis queimadas ou incêndios florestais ao longo do território cearense, e das condições meteorológicas à superfície que facilitam a ocorrência e a propagação do fogo na vegetação. O PREVINA conta, ainda, com a ajuda de importantes parceiros tais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e os Bombeiros, dentre outros.
No final da reunião ficou acordado que serão discutidas as atividades a serem realizadas pela gestão da unidade nos meses seguintes no próximo encontro do Conselho Gestor.
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores