domingo, 17 de junho de 2018

José Orenstein. "É preciso ensinar a ler uma notícia"

Historiador e jornalista, José Orenstein deixou as grandes redações pouco mais de dois anos atrás, quando foi convidado a assumir o projeto Nexo Jornal, uma plataforma de jornalismo digital. Na prática, ele trocou uma pergunta por outra.
Saiu “o quê” da notícia apurada sob a pressão do fechamento das edições de papel. Entrou o “como” da nova ferramenta, mais dedicada a mostrar o contorno dos fatos e seu contexto e menos em noticiá-los antes de todos os outros.
Daí veio a preocupação com a “alfabetização midiática”, expressão que Orenstein usa para se referir ao déficit de compreensão dos leitores em relação às notícias que circulam nos meios digitais. Para ele, estava claro que o jornalismo precisaria ensinar essa audiência a ler a informação e não apenas a consumi-la, o que acaba redundando em fenômenos como os das “fake news”.
Um dos convidados do Festival Vida&Arte (de 21 a 24 de junho, no Centro de Eventos), Orenstein conversou com O POVO sobre ameaça das informações falsas ao processo eleitoral. 
.:) Confira os principais trechos da entrevista AQUI
*** Informações com O Povo
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores