domingo, 17 de junho de 2018

José Orenstein. "É preciso ensinar a ler uma notícia"

Historiador e jornalista, José Orenstein deixou as grandes redações pouco mais de dois anos atrás, quando foi convidado a assumir o projeto Nexo Jornal, uma plataforma de jornalismo digital. Na prática, ele trocou uma pergunta por outra.
Saiu “o quê” da notícia apurada sob a pressão do fechamento das edições de papel. Entrou o “como” da nova ferramenta, mais dedicada a mostrar o contorno dos fatos e seu contexto e menos em noticiá-los antes de todos os outros.
Daí veio a preocupação com a “alfabetização midiática”, expressão que Orenstein usa para se referir ao déficit de compreensão dos leitores em relação às notícias que circulam nos meios digitais. Para ele, estava claro que o jornalismo precisaria ensinar essa audiência a ler a informação e não apenas a consumi-la, o que acaba redundando em fenômenos como os das “fake news”.
Um dos convidados do Festival Vida&Arte (de 21 a 24 de junho, no Centro de Eventos), Orenstein conversou com O POVO sobre ameaça das informações falsas ao processo eleitoral. 
.:) Confira os principais trechos da entrevista AQUI
*** Informações com O Povo
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket