segunda-feira, 4 de junho de 2018

Da redação do Aconteceu Ipu, Isabelle Soares conta a "História do Shopping Chão de Ipu". Assista ao vídeo

Mais uma vez iremos tentar resgatar mais um fato obscuro da História de Ipu. Além da famosa Bica de Iracema, temos outro programa que atrai muitas pessoas de outras cidades para o nosso município, a Feira de Roupas, mas conhecida como Shopping Chão.
A famosa feira já é tradição e ajuda a movimentar a economia local e acredito que não há ninguém em Ipu ou região que não tenha um dia freqüentado a feira e feito boas compras ou vendido bastante. Mas você já se perguntou quando ela surgiu? Você saberá um pouco mais sobre isso na nossa reportagem de hoje.
O comércio livre de Ipu passou a ser bastante vasto e o movimento como a surgir graças à chegada da ferrovia na cidade. O trem não trazia somente pessoas, mas também mercadorias, novidades e agitação na cidade. Então, onde havia aglomerado de gente, havia também boas vendas.  Devido a isso, O Ipu passou a ser um ponto de encontro de pessoas e de escoação de produtos serranos como frutas, verduras e dentre outros produtos. Com o tempo, o comércio foi se desenvolvendo, crescendo e ficando cada vez mais popular. Chegando a ser um dos maiores da região e atraindo prá cá a venda de outros setores.
São escassas as fontes sobre a História e do surgimento do famoso Shopping Chão. Estima-se que ele tenha surgido no fim dos anos 90, no Governo do ex-prefeito Simão Martins. A feira ganhou o nome de Shopping Chão por que como nos Shoppings grandes da capital, havia grandes quantidades de roupas, só que o diferencial da nossa feirinha é que todas as confecções ficavam expostas no chão.
Primeiramente, a feira têxtil era atrelada a feira das frutas, que ficava ao redor da antiga prefeitura e que se estendia até a Praça Delmiro Gouveia. As manhãs de sexta-feira no município ficavam mais agitadas com a feira, por que além de atrair a presença dos distritos também costumava vir pessoas das cidades circunvizinhas.  Lá estava exposto no chão tudo que o cliente necessitava e com um baixo custo. Devido a isso, a feira foi crescendo e tornando-se cada vez mais popular , o que passou a gerar uma concorrência com as lojas físicas que funcionavam próximas ao “Shopping”. Para amenizar os conflitos, a ex-prefeita Corrinha Torres, resolveu deslocar a feira para os arredores da Estação Ferroviária.
O deslocamento foi acompanhado de muitas mudanças. Os produtos que em outrora ficavam no chão passaram a ficar em bancas seqüenciadas, o que deu uma maior organização para a feira. Outra mudança foi no horário do início das vendas, que passou a ser nas últimas horas das quintas- feiras e com o encerramento nas manhãs de sexta, o que criou uma nova tradição entre os consumidores. Muitas pessoas aguardavam e se programavam ansiosamente para o início da feira para garantir os melhores produtos que chegavam de Fortaleza.
O famoso Shopping Chão embalou o centro de Ipu até meados de 2010, momento em que foi deslocada para o Bairro da Mina, dentro das propriedades do Grêmio Recreativo Ipuense. A decisão foi tomada no governo do ex-prefeito Sávio pontes que visava uma melhor organização da feira, assim como, tinha interesses econômicos por trás disso. Muitas pessoas na época tinham medo que a feira poderia deixar de existir, devido à longa distancia, o fim da praticidade e o desconforto.
Porém, nesses quase 10 anos de funcionamento da feira no Grêmio, ela ganhou uma nova perspectiva e só obteve crescimento. Pois, passou-se a ter uma maior valorização do bairro pelo qual ela se encontra que anteriormente era esquecido e marginalizado. O Grêmio ganhou também uma nova vida com a chegada da feira que proporcionou uma maior renda para o clube e incentivou os seus últimos presidentes a investirem numa melhor infra-estrutura tanto para a feira, com uma melhor organização nos espaços e na segurança, como na casa de show que tornou-se uma das maiores da região.
Por fim, o Shopping Chão é responsável por trazer um retorno econômico muito positivo para a cidade, movimentando a economia da cidade e da região. Ela é responsável também por proporcionar milhares de empregos para várias famílias, sendo muitas vezes uma alternativa para gerar uma boa renda. É um segmento que só tem a crescer cada vez mais.
.:) Por Isabelle Soares da redação do Aconteceu Ipu.
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores