quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

No Ceará, facções proíbem acesso de agentes em presídio e decretam: “O Estado é nosso!”

Novos episódios revelam um caos no sistema penal do Ceará. Dessa vez, pichações foram deixadas por membros de uma facção criminosa na parede da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL 2), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, avisando que agentes estão proibidos de acessar o piso superior do presídio após às 22 horas.
Os presos proíbem o acesso dos agentes penitenciários e, em uma das mensagens, avisam: “O Estado é nosso! Os Crias do Estado”. Na unidade prisional, estão detentos ligados à facção Guardiões do Estado (GDE).
Outras unidades também tiveram paredes pichadas com ameaças. Na CPPL 4, também em Itaitinga, a facção criminosa Comando Vermelho também se manifestou. Um agente penitenciário, que não será identificado por segurança, trabalha na CPPL 3, também em Itaitinga, há três anos, e conta que a situação é ainda mais complicada por lá.
“O Estado precisa retomar o controle das unidades prisionais, precisa devolver ao agente penitenciário a sua capacidade de ditar o comportamento dos internos, o que não é possível”, disse o agente.
O sindicato que representa os agentes penitenciários informou que, atualmente, 32 profissionais são responsáveis pela custódia de mais de 6 mil homens todos os dias no complexo penitenciário de Itaitinga. De acordo com a entidade, é preciso reforço no efetivo para combater a criminalidade dentro do local.
“Nós pedimos um concurso para 3.600 vagas, mas o Governo do Estado liberou apenas 1.000. Mas isso é um paliativo. Infelizmente, isso não vai mudar muito a situação.  Primeiramente, precisamos de efetivo, depois reconstruir essas grandes unidades prisionais”, disse Valdemiro Barbosa.
*** Informações com Tribuna do Ceará
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores