sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Em Ipu, historiadora Isabelle Soares destaca o projeto "Lendo e Escrevendo" como jurada do evento.

Na tarde dessa última quarta-feira, 08/11/17, a leitura foi o destaque do projeto: "Lendo e Escrevendo" organizado pelo Colégio Patronato Sousa Carvalho e eu, Isabelle A. Soares, tive a honra de ser convidada para ser jurada no evento e testemunhar o culto aos livros, a prática da leitura e a criatividade dos alunos em demonstrar da  melhor maneira a sua compreensão dos livros que leram.
Como leitora assídua, para mim foi maravilhoso poder fazer parte de evento assim. Quem tem o costume de ler sabe o quanto é difícil conviver em uma sociedade que parece desprezar a leitura. Temos que conviver com estereótipos que são colocados para nós, com olhares tortos e comentários desagradáveis, alto preço dos livros, já que quanto menos demanda mais alto o custo.
Enquanto eu estava lá, eu ficava refletindo: Será que o problema está na nossa cultura? Pode ser, já que até muito pouco tempo, O Brasil tinha um alto número de analfabetismo. Então, se os pais não liam conseqüentemente os filhos também não. Mas como explicar leitores natos que tem pais não leitores? Meras exceções? Mas será que não é a falta de tempo? Mas será que a desejo em embarcar na leitura nos tempos livres? Na mesma pesquisa acima identifica que ler ocupa a sétima colocação nas opções de lazer. Ou seja, é falta de interesse mesmo. Outros afirmam que a leitura é um hábito solitário e que exigem muita concentração, o que a torna menos atrativa comparados a assistir TV ou tomar aquela cerveja no bar. Seja qual for o motivo, é uma triste realidade.
Apesar disso, acredito que não devemos mais nos esconder. Devemos sim tomar forças e divulgar o hábito da leitura. E é começando com iniciativas como esse evento que aos pouquinhos vamos mudar essa realidade.  Parabéns a todos que organizaram o evento e aos meninos pela dedicação e criatividade. Afinal, Só com o conhecimento, podemos nos tornarmos pessoas críticas e mudar a realidade do nosso país.
.:) Por Isabelle Soares
Historiadora e repórter do Portal de Notícias Aconteceu Ipu.
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SEBRAE - CEARÁ

Meus seguidores