quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Em carta, Palocci pede desfiliação do PT: “Me vejo em um tribunal inquisitorial no PT”

O ex-ministro Antonio Palocci pediu, por meio de uma carta, nesta terça-feira (26), sua desfiliação do PT. No documento, ele diz ter ficado surpreso com sua suspensão autorizada pelo Diretório Nacional e lamenta o descaso com que a legenda tratou sua condenação. Além da suspensão, o partido havia aberto processo disciplinar em razão de suas declarações ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, sobre ilegalidades cometidas durante os governos dos petistas Lula e Dilma Rousseff. No processo, ele era acusado de trair a fidelidade partidária.
“Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do “homem mais honesto do país” enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto (!!) são atribuídos a Dona Marisa? Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?”, questiona.
No documento de quatro páginas endereçado a presidente da sigla, senadora Gleisi Hoffmann (PR), Palocci ressalta que as informações prestadas em juízo, como a compra do prédio para o Instituto Lula, doações da Odebrecht ao PT, ao Instituto Lula e a Lula, além da reunião com Dilma e Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, para tratar das sondas, entre outras declarações envolvendo os ex-presidentes petistas, “são absolutamente verdadeiras”. “São situações que presenciei, acompanhei ou coordenei”, diz em trecho da carta.
Em depoimento a Moro, no dia 6 de setembro, Palocci se tornou o primeiro petista a imputar crimes de corrupção ao ex-presidente Lula. Entre outras coisas, disse que o ex-presidente fez um “pacto de sangue” com a cúpula da Odebrecht em troca do repasse de R$ 300 milhões para o PT.
O ex-ministro de Lula diz ter visto o petista sucumbir ao pior da política no melhor momento de seu governo. De acordo com ele, o segundo mandato de Lula foi o que mais houve acordos e negociatas escusas.
“Sei dos erros e ilegalidades que cometi e assumo minhas responsabilidades. Mas não posso deixar de destacar o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política no melhor dos momentos de seu governo. [...] “O cara” nas palavras de Barack Obama, dissociou-se definitivamente do menino retirante para navegar no terreno pantanoso do sucesso sem crítica, do “tudo pode”, do poder sem limites, onde a corrupção, os desvios, as disfunções que se acumulam são apenas detalhes, notas de rodapé no cenário entorpecido dos petrodólares que pagarão a tudo e a todos”, diz em trecho do documento.
O ex-ministro está detido na carceragem da Polícia Federal (PF) de Curitiba. Ele já foi condenado em uma ação penal da Lava Jato a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Para a defesa de Lula, é justamente o fato de estar preso que faz Palocci, supostamente sob pressão, a delatar Lula com informações falsas.
“Me vejo diante de um tribunal inquisitorial dentro do próprio PT”, diz sobre o processo ético aberto contra ele pela legenda. “Coordenei várias campanhas eleitorais, em vários níveis e pude acompanhar de perto a evolução de nosso poder e nossa deterioração moral”.
Palocci finaliza o texto concluindo que continua a apoiar a proposta de leniência do PT, bem como esclarecer e depor perante o partido sobre todos esses tema após os prazos legais de sigilo quanto ao seu acordo de colaboração com a Justiça.
Aceitarei qualquer penalidade aprovada. Mas ressalto que não posso fazê-lo neste momento e neste formato proposto pelo partido onde quem fala a verdade é punido e os erros e ilegalidades são varridos para debaixo do tapete”, finaliza.
*** Informações com Congresso em Foco
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SEBRAE - CEARÁ

Meus seguidores