quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Em carta, Palocci pede desfiliação do PT: “Me vejo em um tribunal inquisitorial no PT”

O ex-ministro Antonio Palocci pediu, por meio de uma carta, nesta terça-feira (26), sua desfiliação do PT. No documento, ele diz ter ficado surpreso com sua suspensão autorizada pelo Diretório Nacional e lamenta o descaso com que a legenda tratou sua condenação. Além da suspensão, o partido havia aberto processo disciplinar em razão de suas declarações ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, sobre ilegalidades cometidas durante os governos dos petistas Lula e Dilma Rousseff. No processo, ele era acusado de trair a fidelidade partidária.
“Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do “homem mais honesto do país” enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto (!!) são atribuídos a Dona Marisa? Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?”, questiona.
No documento de quatro páginas endereçado a presidente da sigla, senadora Gleisi Hoffmann (PR), Palocci ressalta que as informações prestadas em juízo, como a compra do prédio para o Instituto Lula, doações da Odebrecht ao PT, ao Instituto Lula e a Lula, além da reunião com Dilma e Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, para tratar das sondas, entre outras declarações envolvendo os ex-presidentes petistas, “são absolutamente verdadeiras”. “São situações que presenciei, acompanhei ou coordenei”, diz em trecho da carta.
Em depoimento a Moro, no dia 6 de setembro, Palocci se tornou o primeiro petista a imputar crimes de corrupção ao ex-presidente Lula. Entre outras coisas, disse que o ex-presidente fez um “pacto de sangue” com a cúpula da Odebrecht em troca do repasse de R$ 300 milhões para o PT.
O ex-ministro de Lula diz ter visto o petista sucumbir ao pior da política no melhor momento de seu governo. De acordo com ele, o segundo mandato de Lula foi o que mais houve acordos e negociatas escusas.
“Sei dos erros e ilegalidades que cometi e assumo minhas responsabilidades. Mas não posso deixar de destacar o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política no melhor dos momentos de seu governo. [...] “O cara” nas palavras de Barack Obama, dissociou-se definitivamente do menino retirante para navegar no terreno pantanoso do sucesso sem crítica, do “tudo pode”, do poder sem limites, onde a corrupção, os desvios, as disfunções que se acumulam são apenas detalhes, notas de rodapé no cenário entorpecido dos petrodólares que pagarão a tudo e a todos”, diz em trecho do documento.
O ex-ministro está detido na carceragem da Polícia Federal (PF) de Curitiba. Ele já foi condenado em uma ação penal da Lava Jato a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Para a defesa de Lula, é justamente o fato de estar preso que faz Palocci, supostamente sob pressão, a delatar Lula com informações falsas.
“Me vejo diante de um tribunal inquisitorial dentro do próprio PT”, diz sobre o processo ético aberto contra ele pela legenda. “Coordenei várias campanhas eleitorais, em vários níveis e pude acompanhar de perto a evolução de nosso poder e nossa deterioração moral”.
Palocci finaliza o texto concluindo que continua a apoiar a proposta de leniência do PT, bem como esclarecer e depor perante o partido sobre todos esses tema após os prazos legais de sigilo quanto ao seu acordo de colaboração com a Justiça.
Aceitarei qualquer penalidade aprovada. Mas ressalto que não posso fazê-lo neste momento e neste formato proposto pelo partido onde quem fala a verdade é punido e os erros e ilegalidades são varridos para debaixo do tapete”, finaliza.
*** Informações com Congresso em Foco
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores