quarta-feira, 19 de julho de 2017

Crescem prisões e apreensões de armas e drogas no Ceará

Onze dias após divulgar os piores índices de homicídios da série histórica, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reuniu dados mais positivos sobre o trabalho da pasta no último semestre e convocou a imprensa para divulgação.
Em um momento que a estratégia da pasta é questionada pelos números, a SSPDS apresentou estatísticas como o aumento significativo no número de apreensões de armas de fogo, de entorpecentes, de prisões em flagrante, além de uma diminuição — mais discreta — dos casos de latrocínio e roubos a instituições financeiras.
Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 2.299 homicídios no Ceará — recorde histórico e aumento de 31,9% em relação ao mesmo período de 2016. Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (roubos) tiveram um leve decréscimo de 2,7%, saindo de 39.589 nos primeiros seis meses do ano passado para 38.535 para o mesmo período de 2017.No entanto, a melhora dos índices apresentada ontem segue contrastando com os dados alarmantes divulgados no último dia 7.
Apreensões de drogas foram o que teve o aumento mais representativo.
Se nos primeiros seis meses do ano passado foram recolhidos 1.507,47kg de entorpecentes, de janeiro a junho de 2017 foram 3.280,56kg de cocaína, crack e maconha. O crescimento é de 117,6% — muito desse acréscimo é em razão do confisco de 1,2 tonelada de maconha realizado no último dia 20, a segunda maior apreensão realizada por órgão de Segurança do Estado. “Mesmo sem essa grande apreensão, nós tivemos apreensões menores com mais de 500 quilos. É um setor, de combate às drogas, que tem de ser priorizado”, salientou o secretário André Costa.
Um ponto enfatizado foi o aumento no número de prisões/apreensões em flagrante. Se no primeiro semestre de 2016 foram registrados 6.926 casos do tipo, os seis primeiros meses deste ano tiveram 7.542 autuações, representando aumento de 8,9%. Para André Costa, esse número diz respeito a prisões por crimes considerados mais graves, principalmente em um sistema carcerário que opera com o dobro da capacidade.
“Outro dado importante, em relação a essa preocupação com o sistema prisional, é exatamente esse trabalho em cima das prisões qualificadas.
Temos aumento no número de prisões, principalmente por homicídios, tráfico de drogas, roubo e posse de arma de fogo. O volume de prisões resultantes das abordagens nas ruas e das operações têm trazido essa melhoria dos números, principalmente em maio e junho”, disse Costa.
Armas
A SSPDS também atualizou dados de apreensão de armas de fogo.
Entre janeiro e junho, 3.712 apreensões foram registradas — 25,6% a mais que as 2.956 registradas no mesmo período de 2016. André Costa atribuiu o aumento ao que definiu como “trabalho mais proativo” dos PMs nas ruas e a uma intensificação do trabalho da Polícia Civil.
“Hoje, o nosso policial se sente mais protegido e seguro para trabalhar na rua e, com as abordagens de pessoas suspeitas, há maior apreensão de armas. Nos dois últimos meses, nós tivemos resultados dessas operações em que a Polícia Civil consegue os mandados de busca e a gente consegue apreender as armas dentro das residências de pessoas que estão ligadas ao crime”. (colaboraram Domitila Andrade e Thiago Paiva)
***** Informações com: O Povo
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918. Nosso site e nossa empresa não tem conotação política partidária com nenhum Grupo Político.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores