quarta-feira, 22 de março de 2017

"Crise Hídrica": Açude de Baturité chega a sangrar e seca 2 dias depois

Dois dias pós ultrapassar sua capacidade máxima e transbordar no dia 15 de março, o Açude Tijuquinha, em Baturité, ficou com pouco mais de 13% da sua capacidade total.
A explicação é um desassoreamento solicitado à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) pela Prefeitura de Baturité. O processo é feito para tentar melhorar a qualidade da água e retirar o máximo possível de lama, liberando-a por uma descarga de fundo já existente. Segundo a Cogerh, devido ao Tijuquinha ser localizado na serra, ele tem um assoreamento muito intenso, o que ocupa volume no açude.
“O desassoreamento é feito no Tijuquinha porque é certo que ele terá recarga. Todos os anos ele sangra, independente do inverno. O açude tem as características ideais para fazer isto. Tem uma recarga sempre certa e tem que desassorear para melhorar a qualidade e a quantidade de água”, afirmou a Cogerh em nota.
A retirada da lama foi realizada em dois dias, já que, segundo a companhia, o volume de água no Tijuquinha é baixo, 881.000 m³. A água liberada na retirada da lama desce no rio Tijuquinha até se encontrar com o rio Aracoiaba e os sedimentos vão decantando a medida que vão descendo no fluxo do rio. Por fim, chega no Açude Aracoiaba.
Como mostra reportagem da rede Jangadeiro FM, de acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, três açudes continuam a sangrar no estado: o Acaraú Mirim, em Massapê, o Caldeirões, em Saboeiro, e o Valério, em Altaneira. O Maranguapinho, que também havia transbordado este mês, está hoje com 97% de sua capacidade.
Mesmo assim, 124 reservatórios continuam com volume abaixo dos 30%. A média de todos os 153 açudes monitorados pela Cogerh é, hoje, de 9%. As chuvas deste ano já resultaram em aporte de 576 milhões de metros cúbicos aos reservatórios cearenses.
*** Informações com Tribuna do Ceará
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores