Leia agora: Moradores filmam objeto voador brilhante no céu do Ceará; entenda.

Um objeto voador brilhante foi visto no céu do Ceará, na noite desta terça-feira (12/10/2021), e intrigou moradores de Fortaleza e de Tianguá, que observaram o fenômeno a olho nu. O professor de astronomia Romário Fernandes explicou ao g1 o que é o objeto.

Um dos registros do objeto voador foi feito por um morador do Bairro Aerolândia, em Fortaleza, por volta das 18h. No mesmo horário, Marcos, morador da cidade da Serra da Ibiapaba, também gravou o objeto brilhante no céu.
“Eu e minha esposa ficamos olhando, nem piscava, nem fazia barulho como um avião”, descreve Marcos sobre o fenômeno.

Estação Espacial Internacional – Conforme o professor de astronomia Romário Fernandes, o objeto voador visto pelos cearenses trata-se da Estação Espacial Internacional (ISS).

Veja também:

** Em Ipu, uma “Luz estranha” foi registrada por internautas nesta segunda (11).

“Ontem à noite teve realmente uma passagem bem brilhante da Estação, que está a 424 km de altitude e dá 16 voltas em torno da terra por dia. De tempos em tempos ela é visível, passando aqui por Fortaleza e em qualquer lugar do mundo. Todo dia ela pode ser vista em um local diferente”, explica Romário.
Ainda segundo o professor, é possível visualizar a ISS a olho nu, em alguns horários específicos.
“Você consegue ver quando ela está passando sobre a região onde você está no final da manhã, no final da madrugada ou no final da tarde e começo da noite. São os horários que o céu ainda está escuro, mas a luz do sol consegue iluminar o que está lá em cima. É nesse momento que a gente consegue ver a Estação Espacial brilhando, refletindo a luz do sol”, disse o professor de astronomia.

Não é a primeira vez que a Estação Espacial Internacional é registrada em Fortaleza. Em 2015, o astronauta norte-americano Scott Kelly desejou “boa noite” a capital cearense, fotografada por ele diretamente do espaço.
Na ocasião, o astronauta estava em uma missão e afirmou que publicaria semanalmente uma foto capturada da Estação Espacial Internacional para que seus seguidores pudessem identificar a localização dele.
Em setembro do mesmo ano, dois astrônomos cearenses conseguiram registrar a passagem da Estação por Fortaleza. Paulo Régis, integrante do Clube de Astronomia, informou na época que a ideia foi retribuir a “gentileza” do astronauta americano e montaram uma estrutura com telescópio e uma câmera especial para capturar o momento.
*** Informações com 👉 G1 Ceará

ATENÇÃO: 👉 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS – 👌 Clique Aqui

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área com porta de vidro. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. 👉 Valor: R$ 400,00. Interessados ligar via: 👉 WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008 e TIM (88) 9.9736-3674.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *