Brasil registra surto de peste suína no Ceará com nove animais infectados

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) registrou um surto de peste suína clássica (PSC) no Brasil. Segundo comunicado da entidade, a infecção ocorreu no Ceará.

Os nove animais que foram diagnosticados com a doença pertenciam a uma criação de subsistência. Do total, oito morreram e um foi sacrificado.

“As investigações ainda estão em andamento para identificar a origem e as ligações epidemiológicas. As medidas de erradicação serão implementadas com abate dos animais existentes na propriedade e contatos dentro da mesma unidade epidemiológica”, explica o boletim da OIE.  

Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, peste suína clássica é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos e javalis e não oferece riscos à saúde humana nem tem impacto na saúde pública. O último caso da doença no país ocorreu em outubro do ano passado em uma criação de subsistência no Piauí.

No Brasil, 15 estados e o Distrito Federal (veja lista no fim da reportagem) estão em zona livre da doença. A região concentra mais de 95% de toda a indústria suinícola brasileira e não registra casos desde janeiro de 1998.

Assim como o Piauí, o Ceará não faz parte da zona livre de preste suína clássica no país. As informações foram divulgadas nesta última segunda-feira (11/10).

*** Informações com 👉 Metrópoles

ATENÇÃO: 👉 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS – 👌 Clique Aqui

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área com porta de vidro. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. 👉 Valor: R$ 400,00. Interessados ligar via: 👉 WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008 e TIM (88) 9.9736-3674.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *