Operação cumpre mandados de prisão nesta quarta (15) contra suspeitos de tráfico de drogas na Grande Fortaleza

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), cumpre, na manhã desta quarta-feira (15/09/2021), cinco mandados de prisão e busca e apreensão, na Grande Fortaleza, contra suspeitos de tráfico de drogas e de integrar organização criminosa.
Os mandados são decorrentes da 5ª fase da Operação Gênesis e foram expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). As ordens estão sendo cumpridas em Fortaleza e na cidade de Pacatuba, na Região Metropolitana.
Conforme o MPCE, os alvos são civis cuja atuação criminosa se estende pela capital e pelo município de Maracanaú. Segundo o órgão, “há evidências da participação dos suspeitos nos crimes de tráfico de drogas, receptação e desmanche de veículos roubados, além de assaltos”, afirmou em nota. Um deles tem envolvimento com uma facção de cunho nacional.
Operação Gênesis
As investigações que resultaram nas cinco fases da operação iniciaram em 2016. A ideia era desvendar ações criminosas de grupos ligados a facções com atuação no tráfico de drogas e na realização de homicídios na Grande Fortaleza.
Com as apurações, os investigadores observaram envolvimento de traficantes com policiais, em estrutura formada e organizada para a realização de crimes. Conforme o MPCE, a organização criminosa “era integrada, em sua maioria, por agentes e ex-agentes de segurança pública do Estado, além de pequenos e médios traficantes locais”.
Nas quatro fases, foram desvendados crimes como extorsão, organização criminosa, comércio ilegal de arma de fogo, assaltos e homicídios.
Fases da operação Gênesis:
** Primeira fase, setembro de 2020:

** Foram cumpridos 17 mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e em Maracanaú. Do total de alvos, 9 eram policiais militares da ativa, três eram policiais civis da ativa e cinco eram civis (sendo quatro homens suspeitos de atuarem como traficantes e um policial civil aposentado, apontado como o líder da organização criminosa).

** Segunda fase, outubro de 2020: Foram cumpridos 16 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e em Caucaia. Entre os alvos estavam três policiais militares e três policiais civis da ativa, nove suspeitos de tráfico de drogas e um ex-policial militar.

** Terceira fase, maio de 2021: Foram cumpridos 26 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, sendo 21 contra integrantes de organizações criminosas (oito já estavam presos) e cinco contra policiais militares do Ceará em Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana.

** Quarta fase, julho de 2021: Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, sete de condução coercitiva, um mandado de prisão contra o policial militar apontado como líder do grupo, além de medidas cautelares de afastamento das funções de todos os outros seis policias. Os alvos foram sete policiais militares da ativa, um policial civil e quatro informantes da facção.

*** Informações com 👉 G1 Ceará

ATENÇÃO: 👉 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS – 👌 Clique Aqui

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área com porta de vidro. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. 👉 Valor: R$ 400,00. Interessados ligar via: 👉 WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008 e TIM (88) 9.9736-3674.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *