segunda-feira, 17 de maio de 2021

Notícia preocupante: Corte de verbas de universidades federais pelo Governo Bolsonaro terá impacto em pesquisa e ensino.

Dezenas de universidades públicas estão com as finanças ameaçadas, e os riscos são iminentes e preocupantes. Na última semana, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a Andifes, anunciou que o repasse para as universidades federais sofreu um corte de 18,16% em relação ao ano passado e que algumas, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, podem até fechar as portas se o orçamento destinado a elas não for desbloqueado.
Do outro lado, o Ministério da Educação argumenta que o bloqueio é consequência dos
cortes que a pasta sofreu no Orçamento de 2021, e que "o MEC tem não tem medido esforços nas tentativas de recomposição e/ou mitigação das reduções orçamentárias das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior)".
Neste episódio do E Tem Mais, Monalisa Perrone fala sobre os riscos que o corte na verba destinada às universidades federais representa para a pesquisa e o ensino no país, especialmente no contexto da pandemia. Participa do episódio o professor Otaviano Helene, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e ex-presidente do Inep.
Otaviano, que também se especializou em financiamento de universidades públicas, analisa qual seria o destino do orçamento discricionário nas federais e fala sobre o financiamento privado na pesquisa, sugestão levantada recentemente pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na segunda parte do episódio, a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), Claudia Costin, avalia também os riscos de aulas permanentemente à distância no ensino superior.
*** Informações com 👉 CNN BRASIL
ATENÇÃO: 👉 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS - 👌  Clique Aqui
Espaço reservado para a sua propaganda, seja nosso parceiro e veja sua "marca", sua propaganda ganhar foco na grande mídia da internet; afinal!!! "Quem não é visto, não é lembrado". Ligue agora: 👉 (88) 9.9688-9008. O preço cabe no seu bolso.
👍 Tags: #aconteceuipu #Ipu #reportagem #Ceará #segurançapublica #PolíciaMilitar #PolíciaCivil #ipuenses #acidentes #brasil #reportagemdoano #educaçãosuperior.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS