sexta-feira, 26 de março de 2021

Vacinação em postos de saúde de Fortaleza registra filas e idosos desinformados

A vacinação contra Covid-19 em Fortaleza contou com o apoio de 43 postos de saúde que funcionam exclusivamente para a imunização de idosos nesta quinta-feira (25). Contudo, muitos idosos e familiares foram ao locais sem confirmação do agendamento, o que formou filas que podiam ser evitadas. Porém, a TV Verdes Mares não flagrou expressivas aglomerações nos postos.
Outros optaram por chegar horas antes do horário de vacinação, como um idoso no posto Dr. Gothardo Peixoto, no Bairro Damas, que chegou às 5h, mesmo sabendo que a imunização estava marcada para 9h.
Outra situação não recomendada que foi registrada nos locais de vacinação foi o fato de alguns idosos ou familiares que foram presencialmente aos postos de saúde para conferir se o nome estava na lista, devido à demora na divulgação das listas entre quarta e quinta.
A secretária-adjunta municipal da Saúde, Aline Gouveia, reforça que os idosos e acompanhantes só devem comparecer aos pontos de vacinação após confirmação de local, dia e horário agendados. “Para que a gente consiga operacionalizar de forma organizada, sem formar fila, sem formar aglomeração”, explica a secretária-adjunta.
“Para termos uma ideia, de números, a população idosa da primeira fase, acima de 75 anos, era um pouco mais de 99 mil pessoas. Agora, nós estamos falando de mais de 212 mil pessoas, ou seja, mais que o dobro do que vacinamos na primeira fase”, complementa Aline.
Ela citou ainda os outros oito pontos de vacinação:
Arena Castelão; Centro de Eventos; RioMar Kennedy; RioMar Papicu; 
e a Rede Cuca no:
Jangurussu; José Walter; Barra do Ceará; Mondubim.
Idosos sem acesso à internet
Muitos idosos que compareceram aos postos de saúde sem confirmação de agendamento relatam que não possuem acesso a itens como celular e/ou internet, um obstáculo para conseguir informação de maneira virtual.
Em relação a esses casos, Aline Gouveia comenta a alternativa fornecida pelo governo municipal. “Os idosos que não têm acesso ou têm dificuldade com tecnologia estão sendo agendados pelas equipes dos postos de saúde, do Programa Saúde da Família (PSE). Então, eles agendam as pessoas do território, que também é publicado no site”, destaca a representante da Prefeitura de Fortaleza.
Sobre o período entre cadastro e confirmação, Aline aponta outro fator. “A data [de agendamento] vai depender do número de vacinas e de quando vamos receber novas doses. A gente não agenda se não tivermos a garantia que terá a dose para ser aplicada no idoso. A gente só pode confirmar quando temos a certeza que tem o quantitativo de doses para operacionalizar os agendamentos”, elucida a secretária-adjunta.
No posto Maciel de Brito, no Bairro Conjunto Ceará, alguns idosos chegaram horas antes do horário que a unidade abriria, com medo de não conseguir vacinação, e tiveram de enfrentar fila debaixo da intensa chuva que caiu em Fortaleza durante a manhã.
*** Informações com 👉 
ATENÇÃO: 👉 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS - 👌  Clique Aqui
Espaço reservado para a sua propaganda, seja nosso parceiro e veja sua "marca", sua propaganda ganhar foco na grande mídia da internet; afinal!!! "Quem não é visto, não é lembrado". Ligue agora: 👉 (88) 9.9688-9008. O preço cabe no seu bolso.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS