terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Ceará já pode ter transmissão de nova cepa do coronavírus, afirmam especialistas

As duas notas técnicas de alerta publicadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (1º) sinalizam a preocupação para o risco de uma iminente contaminação por novas variantes do SARS-CoV-2 no Ceará. Elas preocupam por ter propagação mais rápida, mas não há evidências de aumento da letalidade pela doença.
Embora a Sesa informe que não há casos do tipo confirmados no Estado, formas modificadas do novo coronavírus, encontradas no Reino Unido, na África do Sul e na região norte do Brasil, no Amazonas, podem estar em transmissão no Ceará. É o que estimam especialistas consultados pelo Diário do Nordeste.
Circulação intensa
De acordo com o coordenador do Laboratório de Biologia Molecular da Fiocruz no Ceará, Eduardo Ruback, a intensa circulação de pessoas contribui para a chegada das variantes e, dessa forma, se intensifica a necessidade do mapeamento da doença.
“A chance de ter essas mutações no Ceará, ou em outros estados, é muito alta porque a gente não tem controle rígido com testagem de fronteira entre estados, que se comunicam e às vezes dependem economicamente e do transporte entre um e outro”, afirma Ruback.
Epidemiologista e professor na Universidade Federal do Ceará (UFC), Luciano Pamplona compartilha da mesma opinião. “Como a gente tem um fluxo de viajantes do mundo todo, é muito provável que se espalhe de forma muito rápida. E ninguém tem informação em relação à gravidade, ou velocidade de disseminação disso. Então é o tempo que vai nos ajudar a entender um pouco mais”, diz.
"A ideia é tentar, ao máximo, adiar, protelar a entrada [das novas cepas], porque vai entrar. Nós somos um estado turístico, não tem como acreditar que não vai chegar aqui. Se é que não já está", sentencia o epidemiologista.
Com isso, as orientações para distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos e de objetos devem ser reforçadas pela população como forma de evitar o contágio pela doença. 
*** Informações com:  Diário do Nordeste
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, Porta de vidro, ampla área, 9,60x2,00 ou seja comprimento de fundo 9,60 até a parede do banheiro com 2 metros de largura. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga.
 Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: Tim (88) 9.9688-9008 ou TIM (88) 9.9985-0788.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS