quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Suspensão de compras de seringa pelo Governo Federal gera reações de prefeitos e governadores no País.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta quarta-feira (06-01-2021), que o Ministério da Saúde suspendeu a compra de seringas até que os preços "voltem à normalidade", e que estados e municípios têm estoques suficientes para o início da vacinação contra a Covid-19. A declaração do foi contestada por prefeitos. Governadores também manifestaram preocupação com insumos para a vacinação, como equipamentos de proteção individual a serem usados por profissionais de saúde nos estados.
"Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam", justificou o presidente. "Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande"
, escreveu Bolsonaro em uma rede social.
Na semana passada, licitação do Ministério da Saúde para a compra de 331,2 milhões de seringas e agulhas só conseguiu garantir 7,9 milhões de unidades. As empresas reclamaram que os preços pagos pelo Governo estavam abaixo dos praticados no mercado.
A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) rebateu o presidente e disse que as seringas e agulhas de que os municípios dispõem destinam-se a procedimentos variados, inclusive vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Governadores também questionaram o Ministério sobre a garantia de insumos para a vacinação. A cobrança foi feita em reunião anteontem. Os gestores levantaram dúvidas sobre a disponibilidade de seringas e equipamentos de proteção individual.
Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que levaria as questões ao ministro Eduardo Pazuello. "Pedimos a apresentação de um cronograma em que tenhamos a informação precisa de quando podemos começar a vacinação no Brasil", afirmou.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que fará novas licitações e que o pregão fracassado seria apenas a "primeira parte" da negociação. "O resultado não é final e sim da primeira parte, por isso terão novos certames, outros pregões, como previsto em lei", diz o texto.
Câmara dos Deputados - O deputado federal Baleia Rossi (DEM-SP) lançou, também nesta quarta, sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, formalizando o apoio do maior bloco até o momento, com 11 partidos. Em seu discurso, Baleia Rossi defendeu "vacina gratuita e para todos".
"Por sugestão de vários líderes, conversei com o presidente Rodrigo Maia para, se necessário for, fazermos a convocação de Câmara e Senado, para votar ainda neste mês, uma medida urgente (em relação às vacinas)", declarou o deputado.
*** Informações com DIÁRIO DO NORDESTE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9688-9008 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS