domingo, 3 de janeiro de 2021

Olha pro céu: Chuva de meteoros neste domingo (3) abre calendário astronômico observado do Ceará

O calendário de eventos astronômicos de 2021, com possibilidade de observação pelos cearenses, começa com a chuva de meteoros Quadrântidas - visível logo depois do pôr do Sol deste domingo (03-01-2021). Para o mês, também são esperadas aproximações entre Saturno, Júpiter e Mercúrio, além de uma espécie de trem celestial, fenômeno em que a lua e planetas se posicionam em sequência no céu.
A sequência de meteoros surgindo no céu acontece durante o dia, mas devido à luminosidade do Sol só poderá ser vista às 18h, com maior intensidade por 30 minutos, até às 20h. Em condições propícias, são vistos cerca de 100 riscos luminosos por hora.
"Diferente da maior parte das chuvas de meteoros, que se tornam melhores de observar madrugada adentro, as Quadrântidas vão ter no início da noite de domingo a melhor janela de observação", explica o professor de astronomia, Romário Fernandes. Quem está em lugares mais afastados da iluminação dos centros urbanos deve ter melhor visualização.
Já nos dias 9, 10 e 11 de janeiro será possível ver a aproximação de três planetas. Júpiter e Saturno, que em dezembro do último ano estiveram em conjunção não observada desde a Idade Média, terão a companhia de Mercúrio.
"Como Mercúrio é o planeta que se move mais rápido no céu, por ser o mais próximo do sol, ele vai nos oferecer três configurações diferentes nesses três dias em relação à Júpiter e Saturno”, detalha o professor. Além da configuração dos três planetas, no dia 11 a Lua e Vênus estarão próximos por volta de 4h.
No dia 14, será possível notar Lua, Júpiter, Saturno e Mercúrio em sequência do ponto de vida da Terra - uma espécie de trem celestial. De fácil observação, o encontro fica na direção oeste logo no início da noite.
Os fenômenos de maior destaque em janeiro encerram no dia 21 com a Lua próxima de Marte. Quem tiver acesso à telescópio também poderá ver Urano, planeta de coloração verde, próximo dos dois outros astros. “De modo geral, a forma mais prática que a gente tem de reconhecer o céu - seja para identificar os planetas que mudam de posição entre as estrelas ou as constelações - é usando aplicativos de celular”, orienta Romário Fernandes.
*** Informações com DIÁRIO DO NORDESTE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS