sábado, 2 de janeiro de 2021

Ceará chega a 10 mil mortes por Covid-19 em nove meses de pandemia

Em nove meses, a Covid-19 tirou a vida de mais de 10 mil habitantes do Ceará. A informação foi confirmada através da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), até esta sexta-feira, 01 de janeiro de 2021. 
O total de óbitos supera a quantidade de habitantes em 20 cidades cearenses com menos de 10 mil moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É mais que o dobro da população de Granjeiro, a menor do Estado, que conta com 4,8 mil habitantes. É como se o município Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central, desaparecesse do mapa com seus 9,6 mil habitantes.
O número também equivale a cerca de 18 exemplares do A380, atualmente o maior avião de passageiros do mundo, cuja capacidade média é de 540 pessoas por voo. Também corresponde a 143 ônibus urbanos cheios, considerando a média de 70 passageiros informada nos veículos de Fortaleza.
"É com enorme pesar e tristeza que enxergamos esse número de óbitos. Não são números, são pessoas. E quando se trata de saúde, tem que estar todo tempo olhando pro macro, mas também pro indivíduo", declara o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins, o doutor Cabeto.
O titular da Sesa detalha que a evolução da pandemia - e, consequentemente, do número de mortos - no Estado depende de alguns fatores.
"Primeiro, o início da pandemia no Ceará esteve relacionado ao número de voos internacionais. O Estado é um hub aéreo importante do Nordeste; segundo, a densidade populacional. Características próprias, urbanas fizeram com que a pandemia fosse maior no início por aqui. Do mesmo jeito, a decisão de como fazer essas restrições sanitárias também tem sido importante garantir que não haja intensidade", afirma.
O secretário acrescenta, ainda, que a gestão estadual acertou em suas decisões, trabalhando de forma responsável. "Sempre pensamos em preservar a vida das pessoas", destaca Cabeto.
O primeiro óbito pela doença no Ceará foi registrado oficialmente no dia 26 de março, quando o paciente José Maria Dutra, de 72 anos, residente de Fortaleza, faleceu com Covid-19. Hoje, o IntegraSUS revela que houve três mortes no dia 24 do mesmo mês.
*** Informações com G1-CE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS