sábado, 2 de janeiro de 2021

Ceará chega a 10 mil mortes por Covid-19 em nove meses de pandemia

Em nove meses, a Covid-19 tirou a vida de mais de 10 mil habitantes do Ceará. A informação foi confirmada através da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), até esta sexta-feira, 01 de janeiro de 2021. 
O total de óbitos supera a quantidade de habitantes em 20 cidades cearenses com menos de 10 mil moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É mais que o dobro da população de Granjeiro, a menor do Estado, que conta com 4,8 mil habitantes. É como se o município Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central, desaparecesse do mapa com seus 9,6 mil habitantes.
O número também equivale a cerca de 18 exemplares do A380, atualmente o maior avião de passageiros do mundo, cuja capacidade média é de 540 pessoas por voo. Também corresponde a 143 ônibus urbanos cheios, considerando a média de 70 passageiros informada nos veículos de Fortaleza.
"É com enorme pesar e tristeza que enxergamos esse número de óbitos. Não são números, são pessoas. E quando se trata de saúde, tem que estar todo tempo olhando pro macro, mas também pro indivíduo", declara o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins, o doutor Cabeto.
O titular da Sesa detalha que a evolução da pandemia - e, consequentemente, do número de mortos - no Estado depende de alguns fatores.
"Primeiro, o início da pandemia no Ceará esteve relacionado ao número de voos internacionais. O Estado é um hub aéreo importante do Nordeste; segundo, a densidade populacional. Características próprias, urbanas fizeram com que a pandemia fosse maior no início por aqui. Do mesmo jeito, a decisão de como fazer essas restrições sanitárias também tem sido importante garantir que não haja intensidade", afirma.
O secretário acrescenta, ainda, que a gestão estadual acertou em suas decisões, trabalhando de forma responsável. "Sempre pensamos em preservar a vida das pessoas", destaca Cabeto.
O primeiro óbito pela doença no Ceará foi registrado oficialmente no dia 26 de março, quando o paciente José Maria Dutra, de 72 anos, residente de Fortaleza, faleceu com Covid-19. Hoje, o IntegraSUS revela que houve três mortes no dia 24 do mesmo mês.
*** Informações com G1-CE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS