quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

PIB do Ceará cresce 16,7% no 3º trimestre de 2020, acima da média nacional

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 16,7% no terceiro trimestre deste ano, segundo anúncio do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) nesta quinta-feira (17). A aceleração é observada na comparação com o segundo trimestre, período em que boa parte das atividades não essenciais estava fechada e a economia havia caído 13,2% ante o trimestre anterior.
O avanço registrado na atividade econômica cearense foi mais intenso que a média do Brasil, que apresentou alta de 7,7% na mesma base de comparação.
A indústria foi o setor que puxou o crescimento do PIB do Estado entre julho e setembro, com avanço de 41,57% ante o segundo trimestre. Os serviços também registraram boa recuperação de 12,49%, mas a agropecuária apresentou queda de 2%.
Comparação com 2019
Apesar do avanço, na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a economia cearense ainda registrou leve queda de 1,32% em virtude das restrições ainda vigentes de algumas atividades e de capacidade. Ainda assim, o resultado é considerado positivo, tendo em vista que também foi melhor que a média nacional, de queda de 3,9%, e o cenário atual com a pandemia ainda vigente.
Nessa base de comparação, apenas a agropecuária registrou crescimento, que chegou a 6,67%. Os setores de serviços e indústria apresentaram retrações de 1,83% e 1,56% respectivamente.
Mesmo com a recuperação no terceiro trimestre, no acumulado do ano, o Estado permanece com queda de 5,08%, pouco acima da média do Brasil (5,00%). Nos últimos 12 meses, essa retração diminuiu para 2,65% no Estado e para 3,4% no País. 
*** Informações com: Diário do Nordeste
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS