quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Governo Bolsonaro é criticado por 'deixar a Coronavac de lado'

Nesta terça-feira (08-12-2020), o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello se reuniu com governadores de Estados para discutirem um possível plano nacional de vacinação contra a Covid-19. 
Durante a conversa, o ministro do governo Bolsonaro destacou que, sem informar data, o país poderá começar a vacinar a população em breve, ao invés de março (como divulgado pelo presidente nas redes sociais) pois na lei há um dispositivo que liberaria o uso de vacinas que forem liberadas por agências de saúde estrangeiras e o prazo seria de 72 horas com aval da ANVISA. O que agilizaria o processo da entrada de imunizantes no país e sua aplicação na população.
Porém, um detalhe chamou a atenção, uma vez que a Coronavac, do Instituto Butantan com a Sinovac, está sendo produzida no Brasil e o prazo para liberação normal pela ANVISA é de até 60 dias.
Nas redes sociais, a reunião do ministro com governadores foi o assunto mais comentado, uma vez que durante as falas, Pazuello afirmou para o governador de São Paulo, João Doria, que somente comprará a Coronavac após liberação da ANVISA e "se houver demanda".
No entanto, o argumento não caiu muito bem entre os internautas: "Então só por que São Paulo já tem tudo pronto e vai começar imunizar a população, o governo Bolsonaro passará a 'liberação' de outras vacinas em 72 horas e a Coronavac que já está pronta só 60 dias?", "A Coronavac é mais barata, vem com seringa, mas o governo brasileiro quer a vacina mais cara e nem tem seringa e agulha para aplicação. É burrice que chama?" e "Não é possível que por disputa política, o governo vai se fazer de orgulhoso e deixar a Coronavac de lado??? É um absurdo contra a população", foram alguns comentários no Twitter, onde o assunto foi o mais comentado.
Vale lembrar que a Coronavac já é utilizada de formal emergencial na China, onde já imunizaram mais de 1 milhão de pessoas. Além disso, a Turquia e Chile já anunciaram a compra da Coronavac. A Indonésia informou que começará imunizar sua população com a Coronavac nos próximos dias.
Na Indonésia, os estudos com a Coronavac mostraram que foram criados anticorpos em 97% dos imunizados (maior números entre vacinas de outros laboratórios), mas a eficácia ainda não está determinada.
Os estudos de fase 1 e 2 da Coronavac já foram divulgados e agora falta somente os estudos de fase 3 para uma possível aprovação no Brasil pela ANVISA. O Instituto Butantan informou que os dados serão divulgados até o dia 15 de dezembro.
*** Informações com NOTÍCIA AO MINUTO
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS