terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Evandro Leitão é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará por unanimidade

Os deputados estaduais elegeram, nesta terça-feira (08-12-2020), o parlamentar Evandro Leitão (PDT) como novo presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2021-2022. A chapa única na disputa pela Mesa Diretora - grupo que comanda os trabalhos da Casa, encabeçada pelo pedetista, foi eleita por unanimidade, com 44 votos dos 44 deputados presentes na sessão. 
Após o resultado, no primeiro discurso como presidente eleito, Evandro Leitão disse que buscará ampliar os canais de diálogo entre Assembleia e sociedade, realizando "lives" e atividades itinerantes. Ele também se comprometeu a "estimular a produção do Legislativo e apoiar iniciativas do Executivo". Outro ponto do discurso foi a defesa por parcerias entre com os poderes Executivo e Judiciário.
Estiveram ausentes na sessão os deputados André Fernandes (Republicanos) e Aderlânia Noronha (SD).
Articulação - Evandro Leitão, o presidente eleito da Assembleia Legislativa para os próximos dois anos, é o atual primeiro-secretário da Assembleia, está no segundo mandato e foi líder do governador Camilo Santana (PT) na primeira gestão. Leitão é muito próximo do governador e do atual presidente da Assembleia, deputado Sarto Nogueira (PDT), que conduziu o processo da sucessão.
A votação foi secreta, como manda o Regimento Interna da Casa. A chapa única que disputou a eleição foi oficializada, na última segunda-feira (7), e registrada, nesta terça (9), na sessão preparatória da eleição, junto ao atual presidente, Sarto Nogueira (PDT).
Sarto foi eleito prefeito de Fortaleza e deve deixar o cargo na Assembleia até o próximo dia 31 de dezembro. O presidente da Casa continuará sendo do PDT, porque é o partido com a maior bancada: 14 dos 46 deputados e o Regimento determina que a chapa seja montada, respeitando a proporcionalidade dos partidos.
A chapa encabeçada pelo PDT foi consensual na base governista, que forma maioria na Casa, depois de muitas articulações com os aliados. Havia três pedetistas - Sérgio Aguiar, Tin Gomes e Zezinho Albuquerque - disputando, internamente, a indicação ao cargo de presidente. 
Nova Mesa Diretora Após a oposição pressionar para participar da composição da nova Mesa Diretora, ao tentar formar um bloco paritário, eles articularam com Evandro Leitão uma vaga de vogal para a deputada Fernanda Pessoa (PSDB). Nas negociações, segundo opositores, asseguraram vagas nas comissões técnicas.
A lista de suplentes ficou formada por Fernanda Pessoa, Osmar Baquit (PDT) e João Jaime (DEM).
A Mesa tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2021. Veja a lista:
Presidente: Evandro Leitão (PDT)
1º vice-presidente: Fernando Santana (PT)
2º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
1º secretário: Antônio Granja (PDT)
2º secretário: Audic Mota (PSB)
3º secretário: Erika Amorim (PSD)
4º secretário: Apóstolo Luiz Henrique (PP).
*** Informações com JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS