segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Vitória pedetista em Fortaleza; Sarto Nogueira é o novo prefeito para os próximos quatro anos.

Sarto Nogueira é o novo prefeito de Fortaleza para os próximos quatro anos. Lançado no fim do prazo para o registro das candidaturas – e então um nome desconhecido da maior parte do eleitorado –, ele atingiu o objetivo traçado pelo grupo governista, de manter o poder em Fortaleza. Será o terceiro mandato consecutivo. Entretanto, dadas as circunstâncias deste segundo turno, não estava nos planos do grupo o aperto que a apuração revelou.
Imaginava-se uma vantagem mais folgada, que não veio. A partir daí, aparece o principal paradoxo para o grupo governista. Há mais motivos para comemorar a vitória nas urnas, afinal será o terceiro mandato seguido em uma Prefeitura de Capital, o que é significativo. Entretanto, o resultado da oposição foi considerável e aponta para um horizonte de debate político mais acirrado para o embate de 2022, sucessão do governador Camilo Santana (PT).
Atuação do prefeito - A vitória de Sarto, de qualquer maneira, deveu-se, em sua maior parte, ao empenho pessoal do prefeito Roberto Cláudio. Depois de terem sido reeleitos, Juraci Magalhães (MDB) e Luizianne Lins (PT), por exemplo, não conseguiram fazer o seu sucessor. O prefeito atual tomou a frente da campanha, fez de projetos da gestão a base da plataforma de Sarto e assumiu os atos de rua quando o então candidato teve que se afastar por conta da Covid-19.
Mais do que isso, Roberto preparou a gestão para um volume de investimentos significativos na reta final e formou uma aliança que deu a Sarto capilaridade nos bairros, com mais de 500 candidatos a vereador, e garantiu tempo de TV, muito importante no primeiro turno. Na primeira parte da campanha, aliás, foi quando Roberto Cláudio foi mais importante: os irmãos Cid e Ciro atuando discretamente e o governador Camilo Santana estava preso à questão partidária, pois o PT tinha candidata própria. O prefeito, que deixará o cargo em 31 de dezembro, será um nome forte no xadrez eleitoral de 2022.
Sai forte - O resultado que saiu das urnas, por outro lado, anima a oposição. E há razões para isso.
O placar apertado, em um cenário em que se formou uma coalizão de partidos frente à candidatura de Capitão Wagner o fez sair com um capital político considerável. E não para por aí. A vitória da oposição em Caucaia, ao desbancar também um candidato governista, foi uma sinalização também importante às forças de oposição. Ela soma-se às vitórias em cidades estratégicas no primeiro turno em algumas das mais importantes regiões do Interior do Estado.
Panorama - Embora tenha eleito o maior número de prefeitos no Interior, cerca de75%, a base governista perdeu a eleição em três dos cinco maiores municípios do Estado. Enquanto os aliados de Camilo Santana venceram Fortaleza e Sobral, a oposição levou a disputa Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte. Além disso, há a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, estratégica, vencida também pelo Pros. A sucessão de 2022 começa a se desenhar após o resultado das urnas nesta eleição.
*** Informações com DIÁRIO DO NORDESTE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS