sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Violência nas Eleições no Ceará: Milícias ameaçam candidatos em várias cidades do interior

A presença de milicianos na campanha eleitoral no Ceará é motivo de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral (MPE-Eleitoral). Candidatos de, ao menos, quatro Municípios cearenses, estão ameaçados de morte e perseguidos ou vigiados 24 horas por homens armados que estariam agindo para intimidar os “alvos” na corrida eleitoral. Policiais militares à paisana e até viaturas ostensivas da Polícia Militar vêm sendo utilizados para ameaçar e perseguir os candidatos.
Um dos Municípios cearenses onde a ação de milicianos armados tem deixado candidatos e a população amedrontada é Catarina, situado na Região dos Inhamuns (a 394Km de Fortaleza). De acordo com as denúncias, indivíduos identificados como “Rano”, “Zé Roberto” e “Pelado”, que seriam ligados também à facções criminosas, formaram uma milícia para perseguir e ameaçar ativistas da candidata de oposição à prefeitura, Stela Macla Feitosa (PSD). O grupo armado permanece no Município à serviço do atual prefeito que busca à reeleição, Tiago Paes de Andrade.
Em Jaguaruana, na Região do Vale do Jaguaribe (a 183Km da Capital), a presença de milicianos à serviço do atual prefeito do Município, “Roberto da Viúva”, tem deixado a população em estado de tensão. Denúncias apontam que pelas ruas da cidade e também nos distritos e localidades da zona rural circulam quatro viaturas ostensivas da PM, pertencentes a unidades de outras cidades e, portanto, fora de suas respectivas áreas de patrulhamento, com o objetivo de intimidar aliados da candidata a prefeita, Ana Tereza, do Partido dos Trabalhadores (PT).
PMs detidos
A mesma situação se repete em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará (a 414Km de Fortaleza), onde, no começo da semana, a cidade foi abalada com a notícia de uma tentativa de seqüestro de um jovem radialista que estaria trabalhando na campanha do atual prefeito, Ednaldo Lavor, candidato à reeleição e que disputa o cargo com o ex-prefeito e hoje oposicionista, Agenor Neto.
O incidente virou caso de polícia, e três PMs que estariam agindo como milicianos foram detidos e encaminhados à Delegacia Regional da Polícia Civil. No Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado na delegacia consta que ativistas da campanha de Ednaldo Lavor foram ameaçados de morte e sofreram tentativa de seqüestro nas proximidades do Estádio Morenão.
Três policiais militares identificados como 2º tenente PM Marcelo Barbosa da Silva, cabo PM José Adalberto da Silva Sousa; e soldado PM Alfredo Bezerra da Silva, destacados em Fortaleza, foram conduzidos à delegacia para prestar depoimentos e explicar o que estavam fazendo na cidade de Iguatu, à paisana, armados e intimidando as pessoas que estavam trabalhando na campanha do atual prefeito. O caso foi comunicado ao Comando-Geral da Corporação e deve ser apurado também pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penal (CGD).
Apelo ao governador
Já no Município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, o candidato à prefeito pela chapa de oposição, deputado estadual Bruno Gonçalves (PL), denuncia estar sendo ameaçado de morte juntamente com os membros de sua equipe de campanha por milicianos. A situação naquele Município é tão tensa que, no começo da semana, Bruno Gonçalves encaminhou à Casa Militar do Governo um pedido de proteção pessoal, temendo por sua vida e de seus auxiliares. O pedido de segurança foi encaminhado ao governador Camilo Santana.
Tropas nas ruas
Diante da situação de violência e da presença de milicianos e facções na campanha eleitoral em vários Municípios, o governador Camilo Santana concordou com o pedido feito por 10 juízes eleitorais ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) para a presença de tropas federais Duran te o pleito em 1º Turno que aconteceu no próximo dia 15 de novembro. O caso será apreciado, agora, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
A presença das tropas do Exército e da Força Nacional de Segurança (FNS) deverá ser assegurada para a garantia das eleições em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte e Itaitinga.
*** Informações com: Blog do Fernando Ribeiro 

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS