sábado, 17 de outubro de 2020

Todos os passageiros de voos internacionais que chegam ao Ceará vão ser testados para a Covid-19, garante Cabeto

O secretário da Saúde no Ceará, Dr. Cabeto, garantiu que todos os passageiros que chegarem do exterior na Capital passarão por protocolo que incluirá a testagem para Covid-19. A medida foi revelada devido à retomada de parte dos voos internacionais no Aeroporto de Fortaleza ao passo que surge uma ameaça de segunda onda de contaminação na Europa.
A estimativa do secretário é que, até a próxima semana, o protocolo completo comece a ser posto em prática. Segundo ele, o Governo do Ceará está elaborando as medidas de segurança em conjunto com a Fraport Brasil, empresa administradora do terminal. "O Estado já está conversando com a Fraport para elaborar um protocolo de análise regular dos passageiros. Até a próxima semana, o protocolo para garantir a segurança sanitária e atenção adequada aos visitantes deve estar pronto", declarou Cabeto.
Porém, mesmo sem a operacionalização do protocolo, o Ceará já passa a receber voos vindos da França. Após mais de cinco meses, a Air France-KLM retomou, nessa sexta-feira (16), uma das frequências semanais que liga Fortaleza a Paris. A companhia vai fazer duas operações por semana, às sextas-feiras — com o trecho Paris-Fortaleza, saindo às 12h, e o trecho Fortaleza-Paris, com saída às 18h55. Além disso, até o dia 9 de outubro, Fortaleza contava apenas com voos para Lisboa, com duas frequências semanais operadas pela TAP.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a França contabilizou mais de 30 mil novos pacientes de Covid até essa sexta-feira. Enquanto Portugal teve 2,1 mil novos casos confirmados da doença.
Dr. Cabeto ainda detalhou que o teste a ser realizado será o RT-PCR, cujo resultado sairá em poucas horas, dando maior agilidade na liberação dos passageiros. "O estado irá arcar com todos os custos. Ainda não sabemos quanto isso vai custar. Como os voos estão retomando paulatinamente, estamos contabilizando quantos passageiros serão", afirmou o secretário.
Apesar da confirmação, o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, negou que vai ser realizada testagem em passageiros e tripulação. De acordo com ele, a medida chegou a ser cogitada, mas não seguiu adiante.
"O estado andou pensado em fazer, mas quem cuida disso é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Polícia Federal (PF). Precisa da autorização desses três órgãos. Pessoal e teste, nós temos, mas a autorização, não", contrapôs Arialdo.
Medidas de segurança
A Fraport Brasil - Fortaleza, que administra o Aeroporto Pinto Martins, informou que segue rigorosamente as recomendações das autoridades de saúde e as medidas para prevenção ao coronavírus implementadas desde o início da pandemia. "Realizamos a desinfecção das áreas do aeroporto em parceria com o Exército Brasileiro". A Fraport informou ainda que a Secretaria de Saúde do estado continua realizando a aferição de temperatura dos passageiros na área de restituição de bagagens, após o desembarque.
*** Informações com : G1

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS