quinta-feira, 29 de outubro de 2020

O que está por trás do infarto de José Luiz Datena e como evitar?

Trata-se da obstrução súbita de alguma artéria que irriga o músculo do coração, chamado de miocárdio. Normalmente, esse entupimento ocorre no local em que há uma placa de gordura. Um pequeno pedaço dessa placa rompe e forma um coágulo que impede o fluxo de sangue. Isso pode gerar arritmias, insuficiência cardíaca e até morte. Diga-se de passagem, o infarto do miocárdio é a principal causa de óbitos no mundo.
Mas o processo que leva a esse entupimento das artérias não acontece da noite para o dia. E um dos vilões muitas vezes nem é citado nas matérias: o
diabetes! Datena e outros milhares de brasileiros convivem com essa enfermidade, que causa estragos sérios em silêncio.
O diabetes é um dos vários fatores de risco para doenças cardiovasculares, ao lado de hipertensão, colesterol e triglicérides elevados, tabagismo, sedentarismo etc. Sabe qual o ponto em comum de todas essas doenças? Elas muitas vezes são subnotificadas nas estatísticas e também nas manchetes.
O diabetes não é, usualmente, uma causa direta de mortes. Mas é, sim, um enorme contribuinte para isso. O risco de um paciente com essa doença desenvolver um problema cardiovascular é duas a quatro vezes maior do que aqueles sem ela. Cerca de 2/3 dos óbitos em pessoas com diabetes são de origem cardiovascular.
E o pior: uma pesquisa realizada em 2019 pelo setor de Inteligência da Abril 2019 — da qual participei como curador — observou que 46% dos brasileiros sem diabetes desconhecem a relação entre essa doença e o infarto. O número cai para 25% entre quem recebeu o diagnóstico de diabetes.
Não bastasse tudo isso, durante a pandemia de Covid-19 as mortes por doença cardiovasculares tiveram um pico no Brasil! O receio de ir ao hospital e dificuldades no atendimento estão entre as razões para isso.
A notícia boa é que, durante os exames de rotina, conseguimos detectar problemas cardíacos antes de eles manifestarem algum sinal clínico. Temos medicamentos para diabetes que previnem doenças cardiovasculares e tratam problemas já instalados no coração — além de reduzir o valor da glicose no sangue, claro. Os avanços da medicina, aliados a um estilo de vida saudável e ao controle de outros fatores de risco, têm um enorme potencial no controle do infarto. Mesmo a vacinação da gripe se mostrou benéfica para reduzir novos casos de infarto em estudo realizado na Dinamarca.
Assim, mantenha um acompanhamento médico regular, ainda que por teleconsulta, e realize seus exames de rotina. O coração agradece!
*** Informações com REVISTA VEJA - COLUNA SAÚDE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS