sábado, 24 de outubro de 2020

Número de cearenses sem emprego cresce 83,5% em quatro meses

No Ceará, 530 mil pessoas ficaram sem emprego em setembro último. O número é 83,4% maior do que o observado em maio, quando eram 289 mil. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 mensal, divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aumentam o temor em torno do desemprego para o fim do ano e em 2021. A avaliação é que haverá recuperação gradual e, consequentemente, o reaquecimento do mercado de trabalho.
Mas segunda onda de Covid-19 interromperia o ciclo de retomada e iniciaria novo retrocesso econômico. Na comparação com agosto, quando a população desempregada era de 443 mil, a alta foi de 19,6%.
Já o contingente fora da força de trabalho passou de 4 milhões em maio, manteve-se estável em agosto e alcançou 3,9 milhões em setembro, o que corresponde uma queda de 2,6% na margem e de 3,6% em relação a maio. O analista do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), Erle Mesquita, explica que a reabertura das atividades facilitou a busca por vagas.
"Os trabalhadores tiveram de suspender a procura em razão do isolamento social e agora estão voltando a tentar entregar currículos, por exemplo, tanto pela necessidade do processo sazonal de fim do ano, como pela redução do auxílio emergencial e a necessidade de complementar a renda", observa. "Ou seja, a pressão da busca tende a aumentar as taxas desemprego", destaca.
Erle pondera que a crise no mercado de trabalho se arrasta há alguns anos. Nesse contexto, a pandemia agravou ainda mais essa realidade e, também, a precarização com a chamada economia de bico e o crescimento da informalidade.
"E 2021 será um ano pós-eleitoral. Embora tenha ocorrido avanços em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), houve elevação de gastos e endividamento tanto dos setores públicos e privados", expõe.
Para o economista, professor da Universidade de Fortaleza (Unifor) e membro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon), Ricardo Eleutério, o País atravessou uma recessão profunda entre 2015 e 2016 e, desde então, caminha em lenta recuperação agora interrompida pela crise sanitária.
"Há uma incerteza com a retirada dos estímulos fiscais e monetárias, mas temos uma sinalização de retomada gradual. Ela deve acontecer de forma heterogênea, mais concentrada em alguns setores. A redução da taxa do desemprego vai ocorrer na medida em que a dinâmica econômica melhorar", analisa.
O doutor em Economia e analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alexsandre Cavalcante, avalia que o auxílio emergencial e o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda serviram como um colchão a amenizar os efeitos da crise.
"Na medida em que o nível de confiança por parte do empresário for retornando, os empregos virão a reboque. Podemos notar que o comércio está animado, antecipando as vendas de Natal. Esperados uma dinâmica forte", diz.

"Além do setor privado, a estimativa da Lei Orçamentária Anual (LOA) é de R$ 29, 5 bilhões para 2021. Se isso se concretizar, o Governo vai injetar na área de construção, obras metroviárias, saneamento básico e área da saúde. Esses investimentos vão contribuir para o ânimo do empresariado e gerar mais empregos", projeta.
"Esse cenário, porém, só se concretizará se houver, também, consciência por parte da sociedade e empresariado para que não ocorra uma segunda onda. Do contrário, veremos uma situação ainda pior", complementa.
*** Informações com: O Povo  

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS