quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Multinacional chinesa deve gerar 2 mil vagas de emprego no Pecém

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém e a multinacional chinesa Mingyang Smart Energy assinaram, na última quarta-feira (21), um documento que firma a parceria para a instalação de um parque eólico offshore no município. De acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, a expectativa é que a implantação ocorra até 2023, gerando, aproximadamente, 2 mil vagas de emprego na fase inicial.
Para fazer a instalação do parque eólico offshore no Ceará, a empresa levou em consideração fatores como localização geográfica estratégica, que assegura potencial para a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, assim como a infraestrutura do Complexo do Pecém.
O vice-presidente da Mingyang, Larry Wang, ressaltou a intenção do grupo chinês em transformar o Porto do Pecém em um hub de exportações para usinas eólicas offshore no Brasil e também no exterior. "Na próxima fase, pretendemos fazer um piloto (teste) de implantação de turbina de eólica offshore e com isso será adquirido experiência em design, orçamento, construção e permissões legais para futuros projetos mais grandiosos. Esse deverá ser o nosso primeiro projeto do tipo offshore em toda a América Latina, por isso planejamos iniciar a construção já em 2022", afirmou.
Desenvolvimento
Conforme o secretário Maia Júnior, o Ceará, no passado, foi o protagonista de todo o desenvolvimento de energias renováveis do Brasil. Há aproximadamente 25 anos, quando começou a desenvolver este trabalho, diz Maia, o Estado não era um gerador de energia. Hoje, o Ceará avançou e até exporta energia limpa.
"Agora, pioneiramente, novamente como protagonista, o Estado inaugura uma outra etapa de um upgrade bastante relevante não só para cá, mas também para o Brasil e a América Latina, que é sediar o desenvolvimento dessas energias renováveis offshore", destacou Maia Júnior.
Negociação
No último mês de setembro, o Governo do Ceará, que é acionista majoritário do Complexo do Pecém, já havia assinado um memorando com a Mingyang para formalizar a intenção de receber um parque eólico offshore no Estado. Na ocasião, o governador Camilo Santana destacou o pioneirismo do Ceará na geração de energias renováveis. "Queremos retomar a nossa vanguarda", pontuou.
"Hoje o Complexo do Pecém possui empresas que contribuem diretamente com a matriz energética do Estado do Ceará. Agora, estamos iniciando os primeiros estudos de viabilidade em torno desse projeto pioneiro de energia eólica offshore, o que é extremamente importante para o desenvolvimento e o consequente amadurecimento do setor de energias renováveis no Brasil", afirma o presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa.
Projeto
Na indústria de produção de energia eólica, o termo offshore se aplica a torres eólicas instaladas em alto-mar, em águas não muito profundas e em locais afastados das rotas de tráfego marítimo. Para se conectarem com a rede elétrica em terra, as torres são ligadas à costa por meio de cabos submarinos. A energia gerada é então enviada para centros de distribuição.
"Mesmo na pandemia, os dois países têm bases profundas, necessidades grandes e futuros brilhantes na cooperação. Quando o projeto estiver concluído, será o primeiro na América do Sul, acumulando assim experiências valiosas na área de licenciamento, construção e cooperação", enfatizou o cônsul geral do Consulado-Geral da China no Recife, Yuqing Yan.
*** Informações com: DIÁRIO DO NORDESTE

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS