segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Multas podem ser aplicadas para candidatos que contrariam normas e provocam aglomerações em eventos de campanha no Ceará

Candidatos à prefeitura de pelo menos 11 municípios cearenses promoveram aglomerações durante atos de campanha neste fim de semana. Os registros dos eventos foram publicados em redes sociais dos próprios postulantes e de apoiadores. Foram realizados grandes comícios, carreatas, caminhadas e inaugurações de comitês.
Nos eventos registrados neste fim de semana, candidatos e eleitores não usaram máscaras e não respeitaram o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre si. Essas medidas constam em um documento publicado pela Secretaria da Saúde do Ceará, na sexta-feira (9), com orientações para realização dos eventos de campanha. As ações reduzem a possibilidade de contágio pela Covid-19.
As aglomerações foram registradas nas cidades de Reriutaba, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Viçosa do Ceará, Coreaú, Camocim, Beberibe, Maranguape, Santana do Cariri, Quixadá e Juazeiro do Norte.
Em alguns municípios que registraram as medidas antissanitárias, os eventos foram promovidos por atuais prefeitos que buscam a reeleição e candidatos de oposição que tentam chegar ao cargo principal de um município. Isso ocorreu nas cidades de Juazeiro do Norte, Camocim e Massapê.
Conforme orientação da Secretaria da Saúde, os eventos devem obedecer aos seguintes critérios:
só será autorizado em municípios que já seguem as regras de protocolos definidos nos decretos estaduais;
o limite é de 100 pessoas em ambientes fechados e de 200 pessoas em locais abertos;
o distanciamento mínimo entre as pessoas é de 1,5 metro;
a realização de eventos deve ser comunicada previamente ao promotor da região e ao promotor da área da saúde.
Responsabilidade
Em Jijoca de Jericoacoara, os candidatos firmaram acordo com a Justiça Eleitoral para não realizarem eventos que causassem junção de grande público. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) afirma que, em caso de descumprimento do termo, as candidaturas podem ser responsabilizadas civil, criminal e administrativamente.
No município turístico, pelo menos dois postulantes à Prefeitura causaram aglomeração neste fim de semana.
Com o protocolo divulgado há dois dias pela Sesa, as coligações podem ser punidas em caso de descumprimento das medidas sanitárias. A Secretaria disse que os eventos continuarão sendo fiscalizados e, caso as medidas não sejam respeitadas, multas podem ser aplicadas.
*** Informações com: G1 

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS