segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Cinco escolas da Grande Fortaleza notificaram casos de Covid-19 à Secretaria de Saúde do Ceará

Quatro escolas de Fortaleza e uma do Eusébio, municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), notificaram casos de Covid-19 à Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), até o momento. Destas, três suspenderam as atividades: duas em Fortaleza e uma no Eusébio.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes, as notificações são realizadas pelas próprias escolas, a partir dos critérios do protocolo de prevenção sanitário já pré-estabelecido.
“Quando chega a notificação, a gente se alinha com a vigilância epidemiológica, realiza uma visita na escola para justamente fazer a investigação e o controle dos casos notificados e a vigilância sanitária poder fazer recomendações sobre as medidas que devem ser adotadas, de isolamento, de medidas de cuidado com o ambiente, para que, realmente, desde a desinfecção do ambiente, a questão da higienização do local, de tudo que tiver ali naquelas escolas”, esclarece.
O protocolo aponta que, em instituições com mais de dois casos, a escola precisa ser fechada por dez dias. Conforme a regra, as três escolas com mais notificações optaram por suspender as atividades, nenhuma foi fechada por intermédio da Vigilância Sanitária.
“Já duas escolas, os casos não eram mais de um. Um caso suspeito e não confirmado, por isso a escola não teve que fechar suas atividades”.
As notificações das escolas que precisaram suspender as atividades ocorreram há duas semanas, e “provavelmente, já cumpriram o isolamento que pede no protocolo, de 10 a 14 dias”.
Medidas
Após o período de reclusão e isolamento, ao retomar as atividade, a Vigilância Sanitária recomenda que haja a desinfecção do ambiente escolar, além do cuidado com o uso frequente e efetivo da máscara por todos: alunos, professores, coordenadores, pais que por alguma razão foram para a escola, pessoal da empresa, entregadores e fornecedores. “Então o foco é o uso da máscara, higienização das mãos e cuidados com o ambiente e, sobretudo, o distanciamento entre os alunos e os demais atores ali presentes nas escolas”, reforça a coordenadora.
Ainda conforme Fernandes, em situação de suspeita ou confirmação de Covid-19, “todos os casos que surgirem nas escolas, comuniquem imediatamente as vigilâncias epidemiológicas dos municípios e também à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado”.
*** Informações com:  G1

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS