segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Ceará tem aumento de 96,6% em mortes violentas intencionais em 2020, aponta Anuário da Segurança

O número de mortes violentas intencionais (MVIs) no Ceará no primeiro semestre de 2020 é o 3º maior do Brasil: foram 2.340 vidas perdidas entre janeiro e junho, quase o dobro (96,6%) das 1.190 ocorrências nos mesmos meses de 2019. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, divulgados nesta segunda-feira (19).
Segundo o documento, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) a partir de dados das Secretarias Estaduais de Segurança, o Ceará fica atrás apenas da Bahia (3.249) e do Rio de Janeiro (2.728) nas estatísticas, ultrapassando inclusive São Paulo, que teve 2.204 assassinatos. As MVIs são a soma dos homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de mortes e óbitos decorrentes de intervenções policiais em cada estado.
Entre janeiro e junho de 2020, o Estado registrou 2.203 homicídios dolosos (com intenção de matar), mais que o dobro (106%) do primeiro semestre de 2019, que teve 1.065 ocorrências. Do total de assassinatos neste ano, 200 foram de mulheres, 14 deles feminicídios. Em 2019, foram 113 casos, dos quais também 14 foram feminicídios. Já os latrocínios responderam por 29 das mortes deste ano, que se somam ainda aos 12 assassinatos após lesão corporal.
Para Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do FBSP, a escalada da violência letal no Ceará neste ano é “emblemática”, e atribuída ao motim da Polícia Militar, em fevereiro. “A partir do momento em que teve greve e motim da PM do Ceará, houve uma reorganização das facções criminosas, provocando o esvaziamento de um esforço de dois anos”, observa.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) corrobora, em nota, que "os índices de criminalidade do Ceará sofreram grande impacto com o motim de parte de policiais militares, no início do ano. A paralisação ilegal foi determinante para a forte elevação dos números dos primeiros meses do ano. Para se ter uma ideia, somente os 13 dias de motim registraram 312 homicídios, média de 26 por dia. A título de comparação, todo o mês de setembro último contabilizou 252 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Ceará".
Ainda conforme a SSPDS, "o motim interrompeu uma sequência de reduções que fizeram com que, em 2019, o Ceará obtivesse os menores índices da década em CVLIs - 50% a menos do que em 2018".
"A Pasta frisa que trabalha para reorganizar sua atuação e implementar novas estratégias e que, desde maio, o indicador de mortes violentas cai seguidamente", conclui.
*** Informações com: Diário do Nordeste 

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS