quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Professores da Uece protestam contra início de aulas por meio remoto, alegando "exclusão digital"

O Sindicato de Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece) realizou, na tarde desta quarta-feira, 02 de setembro de 2020, uma manifestação contrária ao início do semestre 2021.1 por meio remoto, planejado inicialmente pela instituição para ocorrer entre o final deste mês e o próximo. Professores alegam que a Uece não fornece medidas para evitar a "exclusão digital" dos alunos, mas a universidade rebate e garante que trabalha para um retorno inclusivo. 
A instituição teve todas as suas aulas presenciais suspensas com o início da pandemia no Estado, em março deste ano, utilizando de meio remoto para finalizar cursos do semestre 2019.2. No último mês, universidade lançou uma nota afirmando que estava estudando a possibilidade de calendário 2020.1 iniciar, também a distância, entre setembro e outubro.
Para o Sinduece, se a previsão virar realidade, as "desigualdades" serão aprofundadas e alunos de baixa renda devem sofrer prejuízos, já que, segundo o sindicato, a instituição não adota politicas que permitam uma "justiça digital". Docentes chegaram a realizar assembleias para discutir questão, defendendo uma inclusão nessa forma de ensino.
De acordo com a docente Virginia Assunção, diretora do Sinduece, o ensino remoto é um "remendo frente a realidade em que a universidade está inserida". A professora afirma que a instituição apresenta problemas de infraestrutura e que, ao oferecer um ensino a distância, não presta "nenhuma assistência tecnológica para os alunos", principalmente os de baixa renda.
Como alternativa, Virginia ainda afirma que a universidade deveria adotar medidas como, entre outros, distribuição de chips e de aparelhos para a comunidade acadêmica. "Não tivemos sinalização de uma inclusão digital", afirma docente.
Procurada pelo O POVO, a assessoria da Uece afirmou que o semestre deve ser iniciado em outubro, mas que a proposta ainda precisa ser analisada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A entidade também alegou que, assim como em outras universidades do Estado, o retorno é planejado com "condições materiais para a inclusão e formação digital de discentes e docentes".
Rebatendo as denúncias realizadas por docentes, a Uece, por meio da assessoria, afirmou ainda que entidade estudantil planeja "o suporte material necessário" para a retomada, garantindo "itens de conectividade e de permanência universitária".
Confira nota na íntegra: (..) "A Universidade Estadual do Ceará está concluindo o período letivo suspenso pela pandemia e estamos trabalhando com uma previsão de início do próximo semestre em outubro. Falamos em previsão, porque será o CEPE que deliberará sobre calendário, formato e condições de oferta do próximo período letivo. Neste momento, as três Universidades Estaduais do Ceará (UECE, URCA e UVA), coordenadas pela SECITECE e apoiadas pela SEPLAG e Vice-governadoria, estão construindo as condições materiais para a inclusão e formação digital de discentes e docentes, de forma segura e responsável, pensando no retorno as atividades acadêmicas, de forma remota, isto é, planejando o suporte material necessário, como a exemplo dos itens de conectividade e de permanência universitária. Informamos ainda que a UECE se preocupa com o quadro epidemiológico do Estado do Ceará, considerando as especificidades epidemiológicas de cada região do estado. Para tanto, desde o começo da pandemia Grupo de Trabalho para enfrentamento à pandemia do coronavírus na Uece, composto por epidemiólogos, virologistas e infectologistas, sejam médicos, veterinários ou enfermeiros, que contribui no planejamento e nas decisões necessárias para a Uece diante do problema sanitário que enfrentamos."
*** Informações com JORNAL O POVO
Solicite orçamento grátis. É rápido e você se livra da conta de energia. Seja sustentável. Financie 100%. Faça com quem entende. Empresa Lima Solar. Energia Fotovoltaica. Gere sua Energia Solar. Instalação e Projeto.

** Fone: 88-997054824

** Instagram: limasolaron
** Facebock: limasolar

** Youtub: limasolar
Início da propaganda: 08-08-2020 e termina em 08-09-2020


0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS