domingo, 27 de setembro de 2020

MPCE denuncia vereadores, servidores e empresário por desvio de dinheiro público na Câmara de Crateús

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) e da 4ª Promotoria de Justiça de Crateús, denunciou, nesta sexta-feira (25/09), dois vereadores, três servidores públicos e um empresário pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa. A peça criminal foi protocolada oito dias após a Operação Vértice,
deflagrada no dia 17 de setembro e que investiga o desvio de dinheiro público na Câmara de Crateús. Desde então, duas pessoas se encontram presas temporariamente. 
Na denúncia desta sexta-feira, o MPCE sustenta que vereadores, empresários e servidores se associaram para fraudar a execução de “Serviços de Assessoria”, garantindo que recursos públicos da Câmara fossem desviados para a empresa contratada e, a partir daí, para a operadora financeira do esquema, que anteriormente já havia sido integrante da comissão de licitação da Casa. 
Segundo a investigação do MP, o desvio de dinheiro público somente foi possível devido à anuência dos vereadores e servidores denunciados para que a Câmara pagasse por um “serviço de fachada”, através de fraude nos processos de pagamento, facilitando também a lavagem do dinheiro desviado. Em contrapartida, a empresa contratada pagava propina mensalmente, na ordem de 50% a 80% do valor que recebia da Câmara. Um dos denunciados ouvidos pelo MPCE, inclusive, admitiu que a propina paga por sua empresa visava garantir a manutenção de seu contrato junto à Casa Legislativa. 
O Gecoc reforça que esta denúncia está relacionada a dois contratos e a um grupo específico de suspeitos, e que o órgão prosseguirá investigando outras contratações, podendo ser oferecidas novas denúncias contra os mesmos ou outros investigados. 
*** Informações com: MPCE 

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS