terça-feira, 29 de setembro de 2020

Ipuense Sônia Pontes é candidata a vereadora; veja a sua biografia

A ex-secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Sônia Pontes é candidata a vereadora no pleito das eleições de 2020. Em sua rede social, a candidata destacou sua biografia.
(..) "Sou Sônia Pontes, casada, tenho dois filhos,. Sou cientista social por formação acadêmica. Estou como candidata à Vereadora com o número 65.111 e slogan: Esperança e Competência! Quero ser vereadora para dar mais força ao meu propósito de somar ainda mais pelo desenvolvimento de Ipu e pela melhoria da qualidade de vida da população. 
Filha de Madalena Pontes, de onde advém a minha maior inspiração de conduta política. 
Tenho uma história na vida pública. Vivenciei anos de experiência na administração pública de meu município e tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido e da contribuição indelével que pude acrescentar como gestora por aproximadamente cinco anos na pasta da Secretaria Municipal de Cultura e por último, de 2018 até o início deste ano de 2020, como gestora da pasta da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Ipu. 
Como Secretária de Cultura, apenas para citar alguns exemplos, criamos em 2013 o projeto da Primeira Mostra Cultural de Ipu- Artesanato, Música e Arte, na Praça de Iracema, reunindo às famílias ipuenses em torno da arte, com shows musicais de artistas da terra, apresentações de grupos e incentivo ao empreendedorismo nos mais diversos segmentos do setor. Em 2014 na majestosa Estação Ferroviária ocorreu uma noite memorável com a Inauguração do Memorial da Música Maestro Lázaro Freira. Um marco alusivo aos 130 anos da Centenária Banda de Música Municipal Maestro Lázaro Freire. O acervo lá contido colabora para abrir portas quanto ao entendimento histórico e como forma de divulgação e perpetuação dessa importante arte considerada de destaque na nossa cultura. Promovemos em formato itinerante com programação semanal o projeto Cine Cultura-Cinema Mais Perto de Você, visando integrar as comunidades e proporcionar momentos de lazer e entretenimento ao levar a cultura cinematográfica a todos os munícipes e em especial as comunidades mais carentes. 
Destacar que o projeto Música para Todos com a oferta de aulas de violão e teclado; o projeto do Telecentro Comunitário com a oferta de aulas de informática, inclusive com a inovação fundamental de promoção de inclusão pessoas com necessidades especiais e ainda o projeto de pintura Cores no Papel contribuíram em muito para o crescimento e qualificação dos nossos munícipes, em especial aos mais vulneráveis. Em 29 de Março de 2016, foi aprovado por unanimidade o projeto do Primeiro Plano Municipal de Cultura de Ipu, Lei número 04/2016! Um Marco histórico que foi tecido ao longo de anos, contando com a participação democrática de diversos setores da sociedade, com o aval do Conselho Municipal de Políticas Culturais e com a aprovação por unanimidade da Câmara Municipal de Ipu; com isso conseguimos realizar mais uma etapa importantíssima no compromisso de adesão de nosso município ao Sistema Nacional de Cultura. Vale salientar que desde o primeiro dia de trabalho frente à pasta, caminhamos nesse progresso, porque sabíamos da relevância do referido projeto na busca de políticas públicas que fortalecessem a Cultura da terra de Iracema! Inclusive nesse momento de Pandemia do Novo Coronavírus o qual vivenciamos, essa nova responsabilidade com projetos e leis alinhados às exigências do governo federal foi fundamental para o município atender as cobranças relativas a Lei Aldir Blanc. 
Como Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social de Ipu, fomos agraciados com muita alegria com a Comenda “Boas práticas de gestão da Assistência Social do Ceará 2018”, concedida pela Revista Ceará e Municípios para o município de Ipu. Dos 184 municípios do Ceará, somente 30 receberam esse reconhecimento. No caso de Ipu a premiação ocorreu tendo em vista o desempenho nos CRAS I e II, cujos trabalhos foram realizados com excelência através da oferta dos SCFV - Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e através do PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Serviços esses que cuidam de diferentes faixas etárias e cujo propósito maior é o de prevenir e intervir frente à vulnerabilidade social ao mesmo tempo em que fortalece os laços familiares e comunitários. 
Temos a percepção muito clara que cuidar das pessoas é prioritário. Em 2018, a secretaria concluiu o Primeiro Plano Municipal pela Primeira Infância no SUAS, visto ser essa tarefa primordial dentre as exigências do Estado para o município fazer parte do Programa Criança Feliz. No primeiro semestre de 2019, pela primeira vez na história da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Ipu, a pasta passa da condição de Proteção Social Básica e Média para a condição também de Alta Complexidade, a partir da implantação do Abrigo Institucional - Espaço Esperança , destinado às crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social. No segundo semestre de 2019, recebemos a presença de técnicos e relatório do Governo do Estado do Ceará, com o resultado que a Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Ipu, recebeu a Nota Máxima no IDCRAS - Indicador de Desenvolvimento das Unidades CRAS, de acordo com as dimensões técnicas por eles avaliadas. No início deste ano de 2020, ofertamos o Projeto Primeiro Passo, sabedores que somos de nossa obrigação em contribuir para a qualificação profissional de jovens Ipuenses. Enfim, acima foram apenas notas de um universo de diferentes linhas de atuação e que sempre tiveram a tônica de um trabalho sério, de respeito e de muito comprometimento com as necessidades do município e da população. 
O importante é que culminaram em resultados eficientes e consequentemente, produziram frutos de reconhecimento local e por vezes, estadual. Todas essa vivências reforçam o meu desejo de trabalhar pelo Ipu. Vamos somar forças. Multiplicar esperanças. Com Robério Rufino e Antonieta Martins, quero continuar e fortalecer esse compromisso!"
*** Informações com: Rede Social.
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS