terça-feira, 29 de setembro de 2020

Ipu, está entre as 128 cidades cearenses em alerta de “Potencial Perigo” para baixa umidade do ar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (28), um alerta de “potencial perigo” para 128 dos 184 municípios cearenses, ou seja, 69,56% do território do Estado. O aviso é válido até amanhã (29), às 18h. Com o tempo mais “seco”, há um risco maior de incêndios florestais e danos para a saúde humana.
Nesta classificação de “potencial perigo”, a umidade relativa do ar varia entre 20% a 30%. As regiões dentro desta classificação são: Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribe, Norte e Noroeste cearenses.
Por outro lado, não há nenhum município em “perigo”, quando a umidade relativa do ar gira em torno de 12% a 20%. No último final de semana, este alerta chegou a 65 municípios.
A gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, aponta que o interior do Estado, especialmente na região Centro-Sul, é a área onde a umidade relativa do ar costuma apresentar índices mais baixos nessa época do ano.
“Encerrada a estação chuvosa, se tornam comuns os dias com céu claro, com poucas nuvens, assim, a temperatura máxima, que é aquela registrada por volta das 14 horas, tende a ser ligeiramente mais alta e, nesses períodos de alta temperatura, a umidade relativa do ar, ao contrário, pode cair a níveis preocupantes do ponto de vista de saúde”, observa Sakamoto.
Outros fatores que contribuem para a taxa de umidade relativa do ar ser mais preocupante no interior é a continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, os ventos mais fortes ajudam a aumentar a evapotranspiração da vegetação, já castigada pelo solo seco e a falta de chuvas, explica a meteorologista.
No litoral cearense, a umidade proveniente da evaporação da água do mar, que é transportada ao continente pelos ventos, torna este fenômeno menos agravante. “A princípio, as pessoas não precisam se preocupar tanto com esses índices nesta região”, completa a meteorologista.
Riscos
Neste segundo semestre, o Corpo de Bombeiros alerta para o perigo das queimadas, sobretudo a prática ilegal de queimar um terreno antes de plantar, como preparação do solo. “Isso ainda é muito comum no interior do Estado”, aponta o tenente-coronel Nijair Araújo.
“A maioria (dos incêndios) são de focos clandestinos e criminosos, pela ação do homem, destruindo a natureza, flora e fauna. O calor e os ventos tornam ainda fáceis de se alastrarem. A gente tem que trabalhar, além da questão educativa, a questão punitiva”, acredita o militar.
O alergologista e imunologista Cícero Inácio, aponta que a baixa umidade do ar também pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. “É comum a secura das mucosas nasais, exacerbação de conjuntivites alérgicas, dermatite atópica, asma e rinite alérgica”, cita.
O médico orienta para o consumo de líquido, “principalmente água”, enfatiza, e evitar exposição em horários mais quentes, das 10h às 16h, usar hidratante para a pele e, se possível, de algum tipo de umidificador de ambiente.
Municípios em “Potencial Perigo” no último alerta: 
Abaiara, Acopiara, Aiuaba, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Antonina Do Norte, Aracoiaba, Ararendá, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Banabuiú,Barbalha, Barro , Baturité, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade Caririaçu Cariré, Cariús Carnaubal, Catarina, Catunda, Cedro, Choró, Coreaú, Crateús, Crato,  Croatá, Deputado Irapuan PinheiroErerê ,Farias Brito, Forquilha, Frecheirinha, General Sampaio, Granja, Granjeiro Graça, Groaíras, Guaraciaba Do Norte, Hidrolândia, Ibaretama, Ibiapina Ibicuitinga, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim Ipu, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara Jaguaribe, Jaguaruana, JardimJati, Juazeiro Do Norte, Jucás, Lavras Da Mangabeira, Limoeiro Do Norte ,Madalena,Mauriti, Milagres,Milhã,  Missão Velha, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Mucambo, Mulungu, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente,Ocara, Orós, Pacujá,Palhano,Parambu, Paramoti,Pedra Branca, Penaforte,Pereiro, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras ,Potengi,Potiretama Quiterianópolis Quixadá, Quixelô Quixeramobim Quixeré, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre Santa Quitéria, Santana Do Cariri Senador Pompeu Sobral Solonópole São Benedito São João Do Jaguaribe Tabuleiro Do Norte Tamboril ,Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Ubajara, Umari Varjota, Viçosa Do Ceará,Várzea Alegre
*** Informações com G1

Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS