quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Bombeiros interditam revenda clandestina de gás de cozinha, em Sobral

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, realizou, nesta quarta- feira (23-09-2020) uma fiscalização em uma revenda clandestina de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP, em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). A ação resultou na apreensão de 94 botijões de GLP do tipo P13 e condução de 03 (três) funcionários do estabelecimento à Delegacia Regional de Sobral.
De acordo com o Major Mardens, “a fiscalização foi realizada por conta de uma denúncia anônima sobre a venda irregular de GLP no Bairro Renato Parente, em Sobral. Por volta das 09:00, a equipe do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndios – CEPI, pertencente à 1ª Cia/3ºBBM, composta pelo MAJ Mardens e ST Saraiva, juntamente com uma guarnição da Polícia Militar, composta pelo SD F Silva, SD Romário e SD Jonathan, se dirigiu até o local da denúncia”, informou o Comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI-Sobral).
Tão logo chegaram ao local, os Bombeiros e Policiais Militares, se depararam com o veículo pertencente ao estabelecimento denunciado, uma mercedes branca tipo furgão, o qual foi interceptado, sendo verificado em seu interior 07 botijões de GLP do tipo P13. Os Policiais Militares presentes na ação deram voz de prisão no motorista do veículo e seu ajudante. Em seguida compareceu ao local o Gerente do ponto comercial, quando foram encontrados 42 botijões cheios e 45 vazios.
O estabelecimento, um depósito de bebidas, não possuía Certificado de Conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e não tinha autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para comercializar o produto (GLP).
Diante da negativa do proprietário em comparecer ao local, os 03 (três) funcionários foram conduzidos à Delegacia Regional de Sobral, onde foi realizado pelo Delegado Rafael Medeiros Rodrigues um procedimento que será encaminhado ao Ministério Público. O veículo, juntamente com os 07 botijões contidos em seu interior, foram apreendidos. Os demais botijões (87), foram conduzidos a um fiel depositário.
Conforme o Tenente Coronel Moraes, “o Gás Liquefeito de Petróleo – GLP é uma mistura de gases derivados do petróleo, ele é inflamável, o que exige muita atenção no manuseio do botijão. Não tem cheiro, por isso um composto a base de enxofre (mercaptana) é adicionado ao gás para revelar a sua presença caso haja vazamento. O GLP não é venenoso, mas é asfixiante. Por ser mais pesado que o ar, quando há vazamento de GLP, num local fechado, este vai se acumulando ao nível do chão e expulsa gradualmente o oxigênio do ambiente, causando asfixia em quem ali permanecer” destacou o Comandante da 1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral.
A revenda irregular de gás de cozinha (GLP) está sujeita a pena de um a cinco anos de detenção, conforme a Lei 8.176, de 08 de Fevereiro de 1991. Além disso, o comércio ilegal de GLP está previsto no Código Penal Militar:
Art. 251 – Expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, mediante explosão, arremesso ou simples colocação de engenho de dinamite ou de substância de efeitos análogos:
Pena – reclusão, de três a seis anos, e multa.
Art. 252 – Expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, usando de gás tóxico ou asfixiante:
Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Art. 253 – Fabricar, fornecer, adquirir, possuir ou transportar, sem licença da autoridade, substância ou engenho explosivo, gás tóxico ou asfixiante, ou material destinado à sua fabricação:
Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
*** Informações com CORPO DE BOMBEIROS DO CEARÁ
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS