terça-feira, 4 de agosto de 2020

Interior do Ceará já responde por quase 53% dos casos de Covid-19

Em julho passado, a curva de casos confirmados de Covid-19 inverteu entre a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e o Interior. Os dados do IntegraSUS, atualizados nesta segunda-feira (3), às 14 horas, mostram que as cidades interioranas respondem agora por 52,7% dos casos confirmados da doença (93.329) e a RMF por 47,3% (83.632).
Em comparação com a mesma data, há um mês, a RMF registrou 50,8% (77.082) dos casos de Covid-19 e o Interior, 49,2% (74.817). Há três meses, a diferença entre os registros positivos da doença entre a Grande Fortaleza e o Interior era bem mais expressiva. Em 3 de maio passado, a RMF computou 83,1% (28.073) dos casos enquanto que o Interior apresentou 16,9% (5.689).
O levantamento confirma o que os infectologistas já vêm afirmando há alguns meses que a pandemia chegou ao Ceará por meio da Capital, tendo como porta de entrada o aeroporto internacional de Fortaleza, alcançando os bairros de classe média e depois se espalhando para a periferia e cidades da RMF.
Após ultrapassar a Grande Fortaleza, o número crescente ocorreu na região Norte, tendo Sobral como centro difusor e reunindo o maior índice de diagnósticos positivos e de óbitos. Ainda hoje, segundo o portal IntegraSUS, Sobral tem 9.975 casos confirmados e 286 óbitos. A cidade é a segunda, após a Capital, com maior registro de Covid-19.
A interiorização do vírus se deu através do transporte rodoviário, conforme observa o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), médico e prefeito de Cedro, Nilson Diniz. “A região Norte e as praias do chamado litoral Oeste por receberem maior fluxo de pessoas partiu na frente em número de casos e de mortes, mas nas últimas semanas, os registros são maiores na macrorregião do Cariri”.
Óbitos - Apesar do crescimento dos casos da doença no Sertão, o número de mortes por Covid-19 ainda é maior na RMF do que no Interior. De acordo com o portal IntegraSUS, nesta segunda-feira (3), a RMF registra 5.438 óbitos (70,2%) e o Interior 2.314 (29,8%). Mas essa diferença já foi maior no início da pandemia. Em 3 de maio passado, a Grande Fortaleza registrou 91% das mortes em decorrência da doença, e o Interior, 9%. 
Nas últimas 24 horas, a macrorregião do Cariri registrou seis óbitos, enquanto que a região de Sobral e a metropolitana da Capital não tiveram nenhuma morte em decorrência de infecção do novo coronavírus.
O médico sanitarista e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, observa que era necessário haver mais testagem na população para se conhecer a real dimensão da doença e assim ser feito um melhor planejamento das ações preventivas. “O número real é bem maior do que os dados oficiais”, pontuou. “Se há pouco testagem, os casos confirmados também serão reduzidos”.
A unidade da Fiocruz em Fortaleza está implantando uma central de exames que vai possibilitar a ampliação dos testes e a oferta de resultados mais rápidos. “O laboratório terá capacidade de realizar até 10 mil exames por dia”, frisou o coordenador, médico sanitarista, Carlile Lavor. “O vírus nos pegou de calça curta, sem tempo de nos estruturar”.
#fiqueemcasa
*** Informações com DIÁRIO DO NORDESTE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS