segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Astronautas retornam à Terra em cápsula da SpaceX após viagem histórica

Os astronautas da Nasa Bob Behnken e Doug Hurley retornaram em segurança à Terra neste domingo, 02 de agosto de 2020, a bordo da cápsula SpaceX Dragon. O pouso ocorreu no Oceano Atlântico, no golfo da Flórida, perto da cidade de Pensacola. Os dois astronautas ficaram dois meses na Estação Espacial Internacional, depois de entrarem para a história como as primeiras pessoas a serem enviadas para a órbita do planeta em um foguete privado, como parte da missão SpaceX Demo-2.
A missão, concluída neste domingo, tinha como objetivo provar que a empresa era capaz de levar seres humanos para fora da Terra e trazê-los de volta em segurança. Além disso, essa foi a primeira missão tripulada lançada do solo americano em quase uma década, após o fim dos ônibus espaciais. A missão foi transmitida ao vivo pela internet, inclusive o resgate dos astronautas no Oceano. A nave pousou no mar por volta das 15h45 (horário de Brasília).
O pouso no oceano ocorreu após a abertura de quatro para-quedas. A Nasa e a SpaceX havia pré-selecionado sete locais para o pouso. Eles foram retirados da água pela embarcação Go Navigator, um navio operado pela SpaceX. Esta foi o primeiro resgate marítimo de uma espaçonave tripulada em 45 anos. A última vez ocorreu em 1975, num encontro entre os Estados Unidos e a União Soviética. Desde então, todos os pousos ocorreram em terra firme.
Os dois astronautas ficaram cerca de 20 horas dentro da cápsula. O tempo foi necessário para realizar as manobras para desacoplar e pressurizar a cápsula da Estação Espacial Internacional. Em seguida, eles ficaram orbitando a Terra até que a Nasa e a SpaceX selecionasse um dos lugares de pouso pré-escolhidos, levando em consideração as condições climáticas, sem chuva, raios, grandes ondas ou ventos fortes. A escolha do local foi feita apenas uma hora antes da cápsula entrar na atmosfera terrestre.
Durante a reentrada, a cápsula usou seu escudo térmico para não se incendiar no atrito causado pela atmosfera, quando as temperaturas podem chegar a 1.927 °C. O atrito ajudou também a reduzir a sua velocidade de 27.358 km/h para 562 km/h. Após o resgate, os astronautas seguirão de helicóptero até o Kennedy Space Center, na Flórida, onde serão avaliados por médicos. Em seguida, eles serão levados para o Johnson Space Center, em Houston, no Texas. A cápsula será reaproveitada e usada em uma nova missão.
Behnken e Hurley estão entre os mais experientes astronautas da Nasa e já viajaram ao espaço duas vezes em missões de ônibus espaciais. Hurley, 53, acumulou no total 28 dias e 11 horas no espaço, e Behnken, 49, tem 29 dias e 12 horas, incluindo 37 horas de caminhada espacial.
#fiqueemcasa
*** Informações com REVISTA VEJA
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS