segunda-feira, 13 de julho de 2020

Preservação de ave contribui com recuperação de outras 26 espécies no Ceará

Nos últimos 10 anos, mais de 1.500 periquitos cara-suja voaram de alguma das caixas-ninhos, equipamentos que simulam o ambiente natural, instaladas na Serra de Baturité, no Ceará. Isso só foi possível graças ao Projeto Periquito Cara-suja, da ONG Aquasis, que atua na preservação da ave desde 2006.
Em 2010, quando a primeira caixa-ninho foi colocada, estimava-se que a população do animal era de menos de 100 indivíduos. Hoje, a Serra de Baturité abriga 80% dos mais de 800 periquitos na natureza. O salto permitiu que a ave deixasse o status de “criticamente ameaçado” para “em perigo”, um passo importante na preservação da espécie.
Para ter ideia, as duas únicas espécies de aves em perigo de extinção que estão apresentando aumento populacional, atualmente, em todo o país, são o cara-suja e a arara-azul-de-lear, na Bahia, segundo o biólogo Fábio Nunes, coordenador do Projeto da Aquasis: "As outras estão com tendência estável ou de declínio populacional".
As informações estão no relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), autoridade global na questão ambiental. Para o biólogo, os resultados obtidos com o cara-suja ajudam a criar estratégias para preservar outras espécies ameaçadas no Ceará.
Serra de Baturité - Segundo o último censo da Aquasis, 657 (79,9%) dos 822 periquitos soltos na natureza estão na Serra de Baturité, considerada a pátria dos periquitos. “É onde tem a maior população e onde existe maior ambiente para essa espécie se perpetuar”, avalia Nunes.
“A gente usa essa ave para preservação, também, desse ambiente”. O Maciço do Baturité (ou Serra), que abrange 13 municípios cearenses, abriga 26 espécies ameaçadas de extinção no Ceará. São 12 aves, 8 mamíferos; 3 plantas; 2 répteis e 1 anfíbio.
Um dos símbolos de resistência na região é o Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara-Suja, Área de Proteção Integral de 39,12 ha, localizada em Guaramiranga. “É um espaço importante, onde temos outras espécies de aves ameaçados de extinção. Foi criada em 2018 e, na época, não tinha nenhum periquito cara-suja. Em 2019, já passaram a se reproduzir lá também e hoje já temos mais de 30 periquitos no local”, ressalta Nunes. Para ter ideia dessa importância, pelo menos cinco espécies só existem, hoje, na Serra - algumas ameaçadas de extinção.
#fiqueemcasa
*** Informações com MATÉRIA COMPLETA NO G1-CE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS