quarta-feira, 8 de julho de 2020

Covid-19: Retorno de viagens intermunicipais no Ceará pode aumentar contágio entre municípios, apontam especialistas

O transporte intermunicipal de passageiros no Ceará está autorizado a retornar a partir de sexta-feira (10-07-2020), segundo decreto publicado pelo Governo do Estado no último sábado (4). A medida integra a Fase 3 de retomada das atividades. Especialistas e secretários de saúde, porém, apontam risco de aumento da circulação do novo coronavírus entre Fortaleza e o interior cearense.
A taxa de transmissão (RT) de Covid-19 permanece média ou alta em 181 dos 184 municípios do Ceará, conforme dados do Integra SUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), atualizados até 6 de julho. As maiores RTs são observadas nas regiões do Litoral Leste/Jaguaribe, do Cariri e do Sertão Central.
O retorno das viagens pode acelerar o chamado “efeito bumerangue”, risco identificado pelo Comitê Científico de Combate ao Coronavírus no Nordeste, em boletim divulgado neste mês. Sérgio Rezende, um dos coordenadores do grupo, aponta que foi justamente “pelas estradas do estado” que o vírus chegou ao interior. “Pessoas nos municípios menores adoecem, não têm um sistema de saúde tão bom, voltam às capitais e fazem com que casos e mortes aumentem de novo”, analisa.
Movimentação - A movimentação de passageiros na Rodoviária de Fortaleza está até 97% abaixo da registrada em períodos normais, quadro que, para Newton Fialho, não será revertido “da noite pro dia”. “Não existe uma demanda represada de passageiros pra viagens. Mesmo com a liberação do transporte interestadual, a demanda ainda é muito baixa. Com o intermunicipal, dia 10, não será diferente, deve chegar a cerca de 10% do normal. Isso não vai voltar aos patamares regulares até o fim do ano”, projeta.
O terminal registrava até 406 partidas de ônibus por dia, antes de a pandemia chegar ao Ceará, em março. Do total, 343 viagens tinham como destino outros municípios cearenses, e 63 partiam para outros estados. Desde março, o cenário mudou: atualmente, a média diária é de 13 partidas, todas interestaduais.
#fiqueemcasa
*** Informações com MATÉRIA COMPLETA NO G1-CE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS