sexta-feira, 19 de junho de 2020

Pesquisa avalia impacto do Coronavírus em Sobral

A partir desta quinta-feira (18), o município de Sobral, Região Norte, participa de uma pesquisa sobre a transmissão do Coronavírus. A cidade é a segunda com a maior quantidade de casos confirmados. Ao todo, 900 pessoas participarão da testagem e serão submetidas a testes rápidos e exames de biologia molecular, feitos a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta) por meio do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.
De acordo com o coordenador de Vigilância do Sistema de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral, Marcos Aguiar Ribeiro, os agentes irão atuar na área dos domicílios selecionados para a pesquisa. “A pesquisa está sendo articulada junto com os territórios da Estratégia Saúde da Família de Sobral, com vistas a garantir o pleno desenvolvimento, uma vez que as equipes têm vínculo estabelecido com as famílias e conhecem com densidade os territórios”, explica.
Todos os pesquisadores estarão identificados com crachá e entregarão aos participantes um termo de consentimento. Como medida de segurança, os profissionais contarão com Equipamentos de Proteção individual (EPIs) e adotarão os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde.
O teste rápido revelará o resultado em 15 minutos. Já a amostra do exame de biologia molecular será encaminhada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), da rede estadual. Os pesquisadores irão aplicar, ainda, um questionário com informações sobre sexo, idade, escolaridade, condições de saúde e possíveis sintomas que o morador tenha sentido recentemente.
Com a pesquisa, será possível mensurar a letalidade da doença, identificar a quantidade de pessoas que tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos, além de estimar o número de pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas de Covid-19.
#fiqueemcasa
*** Informações com: CNews 
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS