quinta-feira, 4 de junho de 2020

Ceará ainda registra aumento exponencial da pandemia, segundo plataforma Farol Covid

Segundo a plataforma Farol Covid, desenvolvida com base em dados disponibilizados pelos estados e municípios, o Ceará enfrenta um crescimento exponencial de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Denominado pela plataforma como ritmo de contágio, o número indica para quantas pessoas próximas cada paciente infectado transmitirá a doença. A taxa no Ceará fica entre 1,1 e 1,2, o que indica ritmo exponencial. A plataforma avalia esse aumento como "insatisfatório". Se o índice fosse menor que 1, o ritmo de contágio seria classificado como "bom".
Dos 157 municípios com dados de ritmo de contágio disponíveis, todos se encontram em crescimento exponencial de contágio do novo coronavírus. 84 apresentam taxa máxima acima de 2 e cinco estão acima de 3, com tendência de piora: Chaval, Potengi, Pires Ferreira, Catarina e Jucás. Em Chaval, município com maior ritmo de contágio, cada infectado pode transmitir a doença para até 3,8 pessoas.
"O grande problema do interior é que, nesses municípios menores não há UTIs. Paralelo a isso, há pessoas infectando outras em uma proporção grande, e pelo menos 20% delas vão precisar de atendimento hospitalar. Isso é preocupante", aponta Lígia Kerr, epidemiologista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).
"Fortaleza já esteve com ritmo abaixo de 1 e agora já aumentou para 1,1, o que significa que, provavelmente, vai ter que voltar ao isolamento de novo daqui a algumas semanas. Com a interiorização da doença que está acontecendo não só no Nordeste mas em todo o Brasil, se não forem estabelecidas barreiras do interior para a capital, vai haver fluxo de pessoas doentes para cá e explosão de mais casos", completa. "Para a reabertura, o ritmo de contágio deveria estar abaixo de 1 há pelo menos 14 dias e com 30% de ocupação de leitos de UTI, o que não aconteceu", afirma.
Já em relação ao número de casos, o município do interior com maior quantidade de exames positivos registrados é o de Sobral, com 2.506 casos, segundo consulta feita às 22 horas de ontem na plataforma IntegraSUS, que reúne os dados colhidos pela Secretaria de Saúde relacionados ao atendimento nos municípios do Estado. Lá, o ritmo de transmissão é de que cada pessoa pode transmitir a doença para até 1,9 pessoas. O município está em aumento do número de casos e contágio, o que exigiu o decreto de lockdown, que está em vigor desde o dia 1º.
"O número elevado de casos confirmados em Sobral se dá por causa do investimento em testagem, que foi feita em pessoas que tiveram contato com doentes. Ou seja, foi uma testagem direcionada e não aleatória na população, o que obviamente aumentou o número de casos positivos informados", afirma Josiane Dorneles, assistente técnica em saúde da prefeitura de Sobral.
"Atualmente, o que nos preocupa mais é esse número e a quantidade de leitos disponíveis, porque se você fizer a conta de que dos 2.503 casos confirmados, 20% deles vão precisar de internamento, Sobral precisaria ter pelo menos 500 leitos, e no momento não temos. Estamos em crescente na curva de contágio e sem tendência de estabilização", ressalta.
#fiqueemcasa
*** Informações com: O Povo  
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS