sábado, 9 de maio de 2020

Segurança e demais órgãos atuam para orientar e fiscalizar medidas de combate à Covid-19

As medidas de isolamento mais rígidas para conter a contaminação do novo coronavírus (Covid-19) já se encontram em vigor no Ceará, nesta sexta-feira (08-05-2020). As ações de fiscalização e de conscientização coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e vinculadas e pela Prefeitura de Fortaleza permanecem até o próximo dia 20 de maio, com o foco em salvar vidas.
Das 19 horas de ontem até as 10 horas de hoje, foram quase 150 carros abordados e com dados inseridos no Portal do Comando Avançado (PCA), ferramenta utilizada pelos agentes de segurança para o controle de pessoas que são paradas nas barreiras. Além disso, as equipes atenderam ainda 15 ocorrências de aglomeração de pessoas e nove referentes a comércios abertos.
Nesse primeiro momento, as ações são educativas e de conscientização, com a entrega de máscaras e panfletos com orientações à população, além da inserção de dados da pessoa abordada no aplicativo PCA. No entanto, caso a pessoa insista em descumprir a ordem dos agentes, a ocorrência será levada até uma delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde um procedimento por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa será lavrado.
Barreiras fixas e patrulhamento
As barreiras fixas montadas em vias de entrada e saída de Fortaleza para evitar a circulação de pessoas entre municípios contam com efetivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os trabalhos também ocorrem em blitze e patrulhamentos montados em 104 quadrantes de Fortaleza, com um efetivo de 300 policiais militares a mais.
De acordo com o secretário da SSPDS, André Costa, desde o início do decreto, não foi registrada nenhuma condução até delegacias da Polícia Civil. “Até o momento não temos prisões registradas, mas foram vários casos de pessoas obrigadas a retornarem às suas residências, porque, ao passarem pelos pontos de controle, os agentes verificaram a não utilização de máscaras ou a saída sem justificativa”, ressaltou.
Todo o trabalho foi acompanhado pelo Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), montado com servidores da SSPDS e virtualmente com representantes das demais instituições envolvidas. Logo nas primeiras horas da manhã, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS patrulhavam pelo litoral para verificar a possível presença de pessoas nas praias desrespeitando as normas do isolamento.
As ações são guiadas por dados de ligações feitas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), por meio do 190. As 51 areninhas (campos de futebol) também serão monitoradas pela Forças de Segurança. Assim como os locais de feiras livres, que estão proibidas.
No bairro Parque Santa Rosa, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), desmontou uma feira que acontecia na Rua Raimundo Aristides, nesta manhã. As fiscalizações para identificar outros locais com a presença de vendas ao ar livre e sobre o funcionamento de estabelecimentos comerciais seguem em andamento.
“É preciso que a população saia de casa, quando necessário e com documentos de identificação. É importante que elas portem ainda comprovantes de residência e sempre algum comprovante da empresa, se tiver em deslocamento para o trabalho. O que mais contamos é com a conscientização e sensibilização de todos. Essas são as ferramentas mais eficazes para conter o avanço da doença”, ressalta o secretário.
#fiqueemcasa
*** Informações com SSPDS.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS