sábado, 16 de maio de 2020

Nota de Esclarecimento à Sociedade Ipuense

A Prefeitura Municipal de Ipu, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer os fatos relacionados aos testes rápidos recebidos da SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ - COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA SUPERINTENDÊNCIA DO NORTE (11º CRES SOBRAL) e utilizados em nosso Munícipio. 
Ante a evolução da pandemia COVID-19 e, consequente, chegada ao nosso Município, e do aumento do número de pessoas com síndromes gripais e suspeitos com sintomas da COVID-19, levando em consideração a confirmação de que 04 (quatro) profissionais da área da saúde - funcionários do Hospital Municipal – testaram positivo para a doença, mesmo sendo assintomáticos. Mediante essa situação, resolvemos testar em massa os servidores, sendo aplicado no total de 51(cinquenta e um) testes, destes 29 (vinte e nove) deram positivo para a COVID-19.Ressaltamos, ainda, que com o objetivo de quebrar o ciclo de transmissão afastamos todos esses servidores.

No dia seguinte, continuamos a testagem em massa de outros servidores e, para a nossa surpresa, todos os testes deram negativos. 
Por suspeitar que esses exames poderiam estar imprecisos, nossa farmacêutica manifestou-se no sentido de que seria pertinente a suspensão dos testes rápidos até que fosse realizada a apuração dos fatos para posteriores esclarecimentos. Comunicamos o fato ocorrido a Superintendência da Microrregional de Saúde de Sobral.
Nesse ínterim, alguns servidores tomaram a iniciativa de realizar testes em uma rede privada de saúde, obtendo resultados negativos para a COVID - 19. Recebemos, desses servidores, uma cópia de cada exame, o que veio a confirmar a suspeita de imprecisão dos resultados dos testes aplicados nos servidores do Hospital Municipal.
Em nenhum momento houve má fé por parte da Secretaria de Saúde, ao contrário, fomos coerentes e prudentes quanto à tomada de decisões em relação a aplicação dos testes rápidos.
Informamos, ainda que, todos os profissionais de saúde do Hospital Municipal serão testados na próxima semana através da aquisição de 1.000 (um mil) testes rápidos (IgG e IgM) adquiridos pelo Município de Ipu, através de empresa privada. Fato esse que esclarecerá dúvidas dos resultados dos testes aplicados nos profissionais de saúde e dar uma maior segurança aos novos testes a serem realizados.
Por fim, deixamos aqui o nosso sincero pedido de compreensão e que todos continuem adotando as recomendações determinadas pela Organização Mundial da Saúde.
#fiqueemcasa
*** Informações com GOVERNO MUNICIPAL DE IPU.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS