domingo, 31 de maio de 2020

Faixa etária entre 20 e 39 anos tem alta incidência de Covid-19 em Fortaleza, mas baixa letalidade

A diferença entre número de casos de Covid-19 e registro de óbitos pela doença na faixa etária entre 20 e 39 anos é a maior em Fortaleza dentre as demais idades. De acordo com o balanço da pasta divulgado na sexta-feira (29-05-2020), esta faixa corresponde a 33% dos casos em Fortaleza, mas apenas 4% do número total de óbitos ocasionados pelo novo coronavírus.
Ao todo, 6.925 casos de infecção pelo vírus foram confirmados entre fortalezenses com idade entre 20 e 39 anos até o dia 29 de maio. Destes, 84 faleceram por complicações no tratamento pela doença. Ao todo, o Ceará já contabiliza 2.859 mortes e 38.395 contaminações pelo novo coronavírus, segundo a plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h53 desta sexta-feira (29).
Segundo o infectologista Anastácio Queiroz, a taxa menor de mortalidade entre esse grupo de pessoas já é esperada. "Esse número baixo de casos letais nessa faixa é previsível em relação o que se sabe da doença. Exatamente por isso se fala do cuidado maior com pessoas de mais idade, por conta do risco elevado", comenta.
Nas outras faixas etárias, no entanto, a diferença é menor. Entre 40 a 59 anos, faixa com maior incidência de casos, foi registrado o número de 35% do total, com 7.481 confirmações. Enquanto isso, a taxa de letalidade é de 20%, representando 417 mortes na Capital.
Para moradores de 60 a 79 anos, a porcentagem de mortes representa alta maior que a de confirmações, por exemplo. A faixa mostra estar relacionada a 22% (4.712) das confirmações de Covid-19 em Fortaleza. No entanto, quando se analisa a taxa de óbitos, o número sobe para 46% (983).
De acordo com o boletim, pessoas com mais de 80 anos representam 7% (1.439) dos casos confirmados e 30% (630) dos óbitos contabilizados nas últimas semanas.
Enquanto isso, entre crianças e bebês os números continuam baixos. Crianças de 0 a 9 anos e jovens de 10 a 19 anos somam 1% das confirmações cada, com 314 e 3017 casos, respectivamente. Além disso, demonstram cerca de 0% das mortes, com 2 e 4 registros.
O Ceará registra 2.859 mortes acumuladas e 38.395 casos confirmados da Covid-19. Com o encerramento do “lockdown”, no domingo (31), o estado se prepara para o plano de retomada da economia a partir de junho, na segunda-feira (1º). No entanto, a ordem das autoridades é que o comércio não essencial siga fechado neste sábado.
Retomada - A partir da segunda-feira (1º), com previsão de finalização no dia 8 de junho, a projeto de reabertura das cadeias produtivas terá início. Haverá flexibilização para funcionamento de 17 segmentos do comércio, como barbearias e redes de transporte, enquanto os demais devem continuar seguindo as ações restritivas de segurança.
Porém, mesmo com a saída do isolamento social rígido, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, afirma que a reabertura não será um retorno imediato do normal. “Vamos continuar o estado de isolamento e é muito importante a população entender que só estamos conseguindo reduzir o número de casos e uma tendência de redução dos óbitos graças ao isolamento, que acontece desde março", aponta.
O avanço dessa primeira fase de abertura dependerá dos critérios da ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), número de casos confirmados do novo coronavírus e índice de óbitos. Caso esses quesitos não apresentem tendências decrescentes, os processos de reabertura estacionam ou retrocedem em suas fases de reabertura.
#fiqueemcasa
*** Informações com G1-CE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS