quarta-feira, 15 de abril de 2020

Governo do Ceará proíbe venda de testes de Covid-19 em farmácias

A Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará publicou nessa terça-feira (14-04-2020) nota técnica com esclarecimentos sobre a comercialização e realização de testes rápidos para detecção do novo coronavírus em farmácias e drogarias. De acordo com o documento, estes estabelecimentos estão proibidos de comercializar os testes de Covid-19.
A nota esclarece que a execução de testes "deve estar vinculada a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública ambulatorial ou hospitalar", não sendo permitido o uso dos mesmos em farmácias e drogarias.
Conforme a Vigilância Sanitária da secretaria, até que se estabeleçam diretrizes entre órgãos superiores, "não é permitido a comercialização bem como a realização de testes rápidos para Covid-19 por farmácias e drogarias".
Uma rede de farmácias do estado chegou a anunciar a venda dos testes rápidos. Após publicação da nota, a venda foi suspensa pelos estabelecimentos. Em nota, a rede informou que seguiu a recomendação da secretaria e reiterou estar alinhada às diretrizes dos órgãos responsáveis, aguardando posicionamento final "para definir os procedimentos que serão adotados na realização de testes rápidos para o coronavírus em suas unidades".
Desde o início da pandemia, o Ceará já realizou mais de 13 mil exames, segundo a Secretaria da Saúde. O estado é um dos mais afetados pela doença no Brasil, com 2,1 mil pessoas infectadas e 116 óbitos.
Medidas da Anvisa - A nota técnica cita as boas práticas farmacêuticas para controle sanitário e destaca que todos os kits de diagnóstico para Covid-19 deverão ser aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O G1 entrou em contato com a Anvisa a fim de obter informações sobre a proibição, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.
Ainda de acordo com publicação da Sesa, o único parâmetro bioquímico permitido como serviço farmacêutico a ser prestado por farmácias e drogarias e a aferição da glicemia capilar. Mesmo os estabelecimentos que possuam liminar judicial deferida autorizando a execução de testes rápidos ou testes laboratoriais remotos estão, segundo a Pasta, proibidos de diagnosticar a Covid-19.
#fiqueemcasa
*** Informações com G1-CE
Atenção - Pedimos aos nossos "Seguidores amigos" que participem do nosso novo Canal de Comunicação de Vídeos do YouTube. Contamos com a inscrição de todos. CLIQUE AQUI. Estamos também trabalhando com imagens aéreas de Drone. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS